sábado, 15 de setembro de 2018

Obras da Adutora do Alto Capibaribe avançam em Taquaritinga do Norte

Vereadores visitam canteiros de obras da Adutora do Alto Capibaribe em Mateus Vieira (Foto: André Barbosa / Blog Pão de AçucarNET)



A presença e a ação do deputado Diogo Moraes foi fundamental para a inclusão de Taquaritinga do Norte no projeto da Adutora do Alto Capibaribe

Um grupo de vereadores esteve na última quinta feira (13) visitando os canteiros das obras da Adutora do Alto Capibaribe na comunidade de Mateus Vieira, no município de Taquaritinga do Norte.

A inclusão de Taquaritinga do Norte no projeto, só foi possível graças a  um requerimento assinado pelos vereadores Geovane P. Cézar, Rogéria Coelho, Demir Martins, João Eugênio e Oscar Miguel e da intervenção do deputado Diogo Moraes junto ao diretor da COMPESA Roberto Tavares e ao governador Paulo Câmara.


Deputado Diogo Moraes foi fundamental para a inclusão de Taquaritinga no projeto. (Foto: Assessoria)


De acordo com a gestão estadual, mais de R$ 270 milhões estão sendo investidos nas obras que priorizam o abastecimento do Agreste pernambucano.

O líder do governo na Câmara o vereador Geovane P. Cézar reconheceu a luta do deputado estadual Diogo Moraes para trazer água para a região. “A gente fica muito emocionado em ver que a água vai chegar à nossa comunidade. Esse é o resultado do trabalho do nosso deputado Diogo Moraes pelo nosso município e pela região,” disse Geovane.

O vereador Demir Martins também reconheceu o esforço do deputado. “O município de Taquaritinga do Norte e a região do Agreste reconhece o que o deputado Diogo Moraes está fazendo. É mais uma ação de Diogo Moraes, a chegada de água nas torneiras,” ressaltou Demir.

O deputado Diogo Moraes tem buscado incessantemente durante o seu mandato soluções para a região, que é uma das que mais sofre com a captação de recursos hídricos e que mais sofreu com a seca dos últimos anos.

“Com a presença do deputado Diogo Moraes, essa e muitas obras vão chegar e beneficiar o nosso povo,” palavras do vereador Oscar Miguel que também esteve em Mateus Vieira.

“Foi fundamental a presença de Diogo, junto a Roberto Tavares e ao nosso governador Paulo Câmara, para a inclusão de Taquaritinga do Norte nesse projeto” ressaltou ainda Geovane.


Adutora do Alto Capibaribe vai beneficiar a região que é uma das que mais sofre com a seca. (Foto: André Barbosa / BlogPão de AçucarNET)


Adutora do Alto Capibaribe

A adutora do Alto Capibaribe é uma obra do Governo do Estado, que visa beneficiar mais de 230 mil pessoas nas cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Jataúba, Vertentes, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá, Taquaritinga do Norte e Frei Miguelino. Com 51 quilômetros de extensão, a adutora irá captar água do Rio Paraíba, através da Transposição do Rio São Francisco.

Da Redação
Blog Pão de AçucarNET / Notícias e Informações com Imparcialidade

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Governador é alvo de operação da Polícia Federal nesta quarta feira

(Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil) 


Operação da PF tem como alvo governador do Mato Grosso do Sul Reinaldo Azambuja (PSDB), deputado e fazendeiros

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta feira  (12) a Operação Vostok, em Mato Grosso do Sul, para combater um esquema de pagamento de propina à cúpula do Poder Executivo estadual.

Entre os alvos estão o governador de Mato Grosso, Reinaldo Azambuja (PSDB), um deputado estadual e um conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, além de empresários e fazendeiros.

As investigações foram iniciadas no início deste ano a partir de colaboração premiada de executivos de uma grande empresa do ramo frigorífico.

Os colaboradores detalharam os procedimentos adotados junto ao governo do estado para a obtenção de benefícios fiscais (Tare’s).

O inquérito foi autorizado e tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que autorizou o cumprimento das medidas. Cerca de 220 policiais federais cumprem 41 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de prisão temporária.

As ações ocorrem em Campo Grande e nos municípios de Aquidauana, Dourados, Maracaju, Guia Lopes de Laguna e Trairão, no Pará. São alvos das medidas os endereços residenciais e comerciais dos investigados e os seus locais de trabalho.

Investigações

Pelas investigações preliminares, o total de créditos tributários auferidos pela empresa dos colaboradores, um percentual de até 30% era revertido em proveito da organização criminosa investigada.

Nos autos do inquérito, foram juntadas cópias das notas fiscais falsas utilizadas para dissimulação desses pagamentos e os respectivos comprovantes de transferências bancárias.

Apurou-se também que parte da propina acertada teria sido viabilizada antecipadamente na forma de doação eleitoral oficial, ainda durante a campanha para as eleições em 2014, e que alguns pagamentos também teriam ocorrido mediante entregas de valores em espécie, realizadas no Rio de Janeiro e São Paulo, em 2015.

Alvos

São alvos da operação também pecuaristas locais responsáveis pela emissão das notas fiscais frias,  inclusive, um deputado estadual e um conselheiro do Tribunal de Contas do estado. Também emitiram notas fiscais frias para dissimulação do esquema de pagamento de propina outras empresas do ramo agropecuário e frigorífico.

Em razão dos acordos de benefícios fiscais concedidos pelo governo estadual, somente nos dois primeiros anos da gestão atual, a empresa frigorífica teria deixado de recolher aos cofres públicos mais de R$ 200 milhões.

Nome

Vostok é o nome de uma estação de pesquisa russa localizada na Antártida, onde foi registrada uma das menores temperaturas da Terra.

O nome faz referência às notas fiscais frias utilizadas para a dissimulação dos pagamentos.

Da Redação com Informações da EBC

Blog Pão de AçucarNET/ Notícias e Informações com Imparcialidade



terça-feira, 11 de setembro de 2018

Por 3 votos a 2, STF livra Bolsonaro de denúncia por racismo

Bolsonaro visita hospital em Juiz de Fora antes de ser atacado. (Foto: noticias.uol.com.br/)


Com o voto do ministro Alexandre de Moraes, a Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu, por 3 votos a 2, rejeitar a denúncia pelo crime de racismo contra o deputado e candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL)

Moraes foi o último ministro a votar, nesta terça-feira (11), e defendeu que a acusação contra Bolsonaro não deveria se transformar em um processo penal. 

A decisão livra o deputado, que se recupera de um ataque a facadas sofrido Moraes foi o último ministro a votar, nesta terça-feira (11), e defendeu que a acusação contra Bolsonaro não deveria se transformar em um processo penal.

Além de Moraes, votaram contra a abertura de processo os ministros Marco Aurélio Mello e Luiz Fux. Os ministros Luís Roberto Barroso e Rosa Weber foram a favor da abertura de processo.

Em seu voto, Moraes afirmou que as declarações de Bolsonaro não chegaram a caracterizar "discurso de ódio" e estiveram dentro dos limites da crítica política.

Para Moraes, a proteção da Constituição aos deputados por suas opiniões não abrange o discurso de ódio, mas as declarações do capitão não chegaram a configurar essa hipótese. "Não me parece que caracterizam essas frases, por piores que tenham sido, a incitação à violência física e psicológica contra negros, refugiados e estrangeiros, o que, aí sim, caracterizaria discurso de ódio e, aí sim, estaria fora dos limites da imunidade [parlamentar]", disse Moraes.

"Eu não tenho nenhuma dúvida sobre a grosseria, a vulgaridade e, em relação aos quilombolas, total desconhecimento da realidade nas declarações que foram feitas pelo denunciado", disse o ministro.

O julgamento havia sido suspenso há duas semanas por um pedido de vista de Moraes quando o placar estava empatado por dois votos a dois.

Os ministros Marco Aurélio Mello e Luiz Fux votaram contra o recebimento da denúncia, e os ministros Luís Roberto Barroso e Rosa Weber defenderam o recebimento da acusação.

A Primeira Turma é composta por cinco ministros. Na fase de recebimento da denúncia, cabe à Justiça analisar se a acusação traz elementos suficientes para que seja dado prosseguimento à ação. Se houver, é aberto um processo penal e o investigado se torna réu. Apenas ao fim do processo é que há decisão sobre se o investigado é culpado ou inocente das acusações.

Bolsonaro foi acusado de racismo pela PGR (Procuradoria-Geral da República) por sua fala em palestra no Clube Hebraica do Rio de Janeiro, em abril de 2017.

Segundo a Procuradoria, o deputado teria usado expressões de cunho discriminatório, incitando o ódio e atingindo diretamente vários grupos sociais.


Da Redação com informações noticias.uol.com.br/politica

Blog Pão de AçucarNET/ Notícias e Informações com Imparcialidade

Sequestrador de irmão de Zezé Di Camargo e Luciano foge de penitenciária no Paraná

Wellington Camargo aparece na janela de hospital após ser encontrado, em Goiânia, Goiás (Foto: Weimer Carvalho/ O Popular)


Ozélio de Oliveira é um dos 29 fugitivos da Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP), na Região de Curitiba, conforme o Depen-PR; fuga foi na madrugada desta terça-feira (11)

Ozélio de Oliveira, preso pelo sequestro do cantor gospel Wellington Camargo, irmão da dupla Zezé Di Camargo e Luciano, é um dos 29 presos que fugiram da Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP), na Região Metropolitana de Curitiba, nesta terça-feira (11).

O nome do sequestrador consta na lista de foragidos da PEP divulgada pelo Deparmento Penitenciário do Paraná (Depen-PR).

Criminosos fortemente armados explodiram um muro da penitenciária por volta das 3h desta terça e resgataram os detentos, segundo o Depen-PR. Até a última atualização desta matéria, nenhum fugitivo havia sido capturado.

Conforme o departamento, veículos foram queimados nos principais acessos ao complexo penitenciário e nas estradas da região.
Ozélio de Oliveira, preso pelo sequestro do cantor gospel Wellington Camargo, irmão da dupla Zezé Di Camargo e Luciano, fugiu de penitenciária no Paraná nesta terça (11) (Foto: Reprodução/Depen)

Sequestro

Wellington Camargo foi sequestrado às 22h40 do dia 16 de dezembro de 1998 em sua casa, no Jardim Europa, em Goiânia, por quatro homens armados. O primeiro contato dos sequestrados com a família foi feito cinco dias depois.

Na ocasião, Wellington conversou por telefone com o irmão Emanoel Camargo, que era o porta-voz da família nas negociações.

Na madrugada do dia 13 de março de 1999, os sequestradores enviaram a uma emissora de televisão de Goiânia um pedaço da orelha de Wellington e um bilhete, para pressionar a família a pagar o resgate. Após dois dias, exames confirmaram que a orelha era mesmo da vítima.

O resgate no valor de US$ 300 mil foi pago em 20 de março. No dia seguinte, Wellington foi deixado pelos sequestradores dentro de um buraco, a 150 metros de uma estrada vicinal, entre Goiânia e Guapó, na Região Metropolitana.

O cantor saiu do matagal e foi encontrado por dois motociclistas, que o reconheceram

Em 23 de março de 1999, três dias após o pagamento do resgate, sete dos dez acusados de participarem do sequestro de Wellington foram presos em Campo Grande (MS).

No dia 24, eles foram transferidos para Goiânia. Os outros três integrantes da quadrilha acabaram presos posteriormente. Eles faziam parte de um grupo conhecido como "Quadrilha dos Oliveira", que, segundo a polícia, era chefiado por Osmar Martins e Ozélio Oliveira.

A condenação de sete acusados presos ocorreu em novembro de 1999. Os demais, como ainda estavam foragidos, foram julgados em processos separados.


Da Redação com Informações do G1 Paraná
Blog Pão de AçucarNET/ Notícias e Informações com Imparcialidade

PE vacinará 1,5 milhão de cães e gatos contra raiva no sábado

Imagem: Divulgação


Controle da circulação do vírus previne raiva humana

Os municípios pernambucanos realizam no próximo sábado (15) o dia D da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Canina e Felina. Neste dia, cerca de 8 mil pontos de vacinação estarão funcionando, de acordo com a organização de cada cidade. A meta no Estado é imunizar mais de 1,5 milhão de cães (1.160.989) e gatos (366.855).

A campanha tem o objetivo de controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina, prevenindo, assim, a raiva humana. O último caso da doença em humanos, transmitido por cão, em Pernambuco, foi no ano de 2006; e em 2017 por gato, que deve ter entrado em contato com um morcego contaminado.

A raiva é uma doença viral e infecciosa, transmitida por mamíferos. A transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura e lambedura de mucosas. O vírus penetra no organismo, multiplica-se e atinge o sistema nervoso periférico e, posteriormente, o sistema nervoso central. O coordenador estadual do Programa de Controle da Raiva, da SES, Francisco Duarte, ressalta que a melhor forma de prevenção é vacinação. Quem não conseguir vacinar seu animal no dia D da Campanha deve procurar a secretaria de saúde do seu município, no setor de zoonoses.

Ao ser agredida por um animal, a pessoa deve lavar imediatamente o ferimento com água e sabão, e procurar com urgência o Posto de Saúde mais próximo. Cães raivosos apresentam sintomas como: agressividade (atacando pessoas e objetos) ou tristeza (procurando lugares escuros), salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras. Nos humanos, a doença ataca o sistema nervoso central, levando à morte. O período de incubação é extremamente variável, desde dias até anos, com uma média de 45 dias, no homem, e de 10 dias a 2 meses, no cão.

O tratamento profilático anti-rábico também é recomendado para toda agressão por espécie silvestre (morcegos, raposa/cachorro do mato e sagüis). O soro e a vacina para esse tratamento estão disponibilizados na rede do SUS, gratuitamente. A vacina anti-rábica canina também é gratuita. O único meio de prevenir a ocorrência da doença em áreas urbanas é por meio da vacinação anual de cães e gatos.

Da Redação com informações do DP
Blog Pão de AçucarNET/ Notícias e Informações com Imparcialidade



segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Requerimento atendido:Iluminação do trevo nas Placas


Iluminação do trevo nas Placas com painéis solares. ( Foto: André Barbosa/ Pão de AçucarNET)
Os motoristas que trafegam durante a noite no trevo de acesso ao município de Taquaritinga do Norte, localidade do Sítio Placas, nos entroncamentos da BR 104 com a PE 130, agora estão mais seguros. Foi instalado no lugar um conjunto de iluminação moderna e eficiente.

O prefeito de Taquaritinga do Norte, Ivanildo Mestre – Lero atendeu ao Requerimento 096 / 2017, de autoria dos vereadores Geovane P. Cézar, Rogéria Coelho, Demir Martins, João Eugênio e Oscar Miguel.


   

                                                                                                                            
Requerimento 096/2017 dos vereadores Geovane, Rogéria, Oscar, Demir e João Eugênio solicitando a iluminação do trevo  é atendido pelo prefeito Lero . (Foto: Assessoria)

São quatro conjuntos refletores de led,s com painéis solares, que produzem a energia sem custos e que garantem a iluminação da área. 

Além da segurança para os motoristas, essa ação, promove na Dália da Serra um novo modelo sustentável capaz de produzir  energia limpa e gratuita.

Blog Pão de AçucarNET / Notícias e Informações com Imparcialidade

domingo, 9 de setembro de 2018

Jornalismo pernambucano de luto: morre a apresentadora Graça Araújo

Jornalismo de luto, Graça Araújo morre aos 62 anos vítima de um AVC. (Foto: Redes Sociais)


A jornalista estava em coma profundo desde a noite da quinta-feira (6), quando foi socorrida e diagnosticada com Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Morreu, na tarde deste sábado (8), a jornalista e apresentadora Graça Araújo. A informação foi confirmada por volta das 14h40 pela equipe médica do Hospital Esperança, área central do Recife, para onde ela foi levada após passar mal enquanto malhava.

Graça teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico extenso e não resistiu. A jornalista e apresentadora trabalhava há mais de 25 anos no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação e comandava o TV Jornal Meio-Dia, da Tv Jornal, e o programa Rádio Livre, da Radio Jornal Recife.

Natural de Itambé, cidade da Zona da Mata de Pernambuco, Graça foi para São Paulo ainda criança e voltou para o Recife nos anos 80, após concluir o curso de jornalismo. Sua história de vida sempre foi um exemplo de superação. Aos familiares, fãs e amigos, incluindo os que acompanhavam a apresentadora diariamente no SJCC, ficam a saudade e as lições deixadas por ela.

JC
Blog Pão de AçucarNET / Notícias e Informações com Imparcialidade