quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Governo vai continuar pente fino e quer bolsa familia com porta de saida

Cartão Bolsa Família. (Imagem: Folhapress)

Acabada a festa da posse, o governo mostra sua linha de trabalho e ela inclui uma mudança no Bolsa Família. 

Em cada família que recebe o Bolsa Família, deve haver ao menos um jovem cumprindo um dos requisitos citados: fazer um curso técnico ou receber microcrédito para empreender

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, usou a primeira entrevista depois de assumir o cargo na última quarta-feira (2) para falar da criação de uma porta de saída do programa. "Pelo menos um jovem por família deve ter oportunidade de fazer curso técnico ou receber microcrédito." O contexto da resposta do ministro sugere um nível alto na vontade de mudar o programa.

A resposta ocorreu quando Osmar Terra foi questionado sobre a prioridade de trabalho no Ministério da Cidadania. Críticos do programa reclamavam que o Bolsa Família tornava os beneficiários dependentes.

Ele não revelou a forma que a alteração será implementada ou quando a medida entra em vigor. O ministro se limitou a dizer que, em cada família que recebe o Bolsa Família, deve haver ao menos um jovem cumprindo um dos requisitos citados: fazer um curso técnico ou receber microcrédito para empreender.

Ainda no discurso de posse, Osmar Terra reafirmou que haverá 13º salário no programa já neste ano. Na entrevista, explicou que a fonte dos recursos ainda não foi definida e que o orçamento para a área é "perna curta".

Ele diz que isto não impedirá o pagamento porque o 13º salário é uma diretriz do presidente Jair Bolsonaro para a pasta que comanda. "Deve custar alguma coisa ao redor R$ 2,5 bilhões, que é a parcela mensal do programa. Vou sentar com área de planejamento, com a área orçamentária para avaliar onde a gente tem que atuar. Mas (o 13º) já está garantido, é uma decisão do presidente”.

Ministério vai investigar fraudes

Osmar Terra acredita que pode fazer caixa combatendo fraudes dentro do próprio Bolsa Família. Ministro do Desenvolvimento Social no governo Michel Temer (MDB) a partir de 2016, ele iniciou uma revisão nos cadastros.

Eram 15 milhões de pessoas recebendo dinheiro do programa e havia irregularidades em um terço dos pagamentos. "Vamos ampliar o pente fino para separar o joio do trigo. Saber quem precisa e quem não precisa do programa. Em dois anos, saíram cinco milhões de famílias."  
O ministro ressalta que a medida permitiu o atendimento de 3,9 milhões de pessoas que pediram o Bolsa Família e não recebiam por falta de verba.

Ele projeta que mais casos de fraudes serão encontrados com uma fiscalização mais severa. Os motivos da criação de uma porta de saída não foram comentados pelo ministro.

Mas Alberto Beltrame, que deixou o Ministério do Desenvolvimento Social nesta quarta-feira falou sobre o assunto em seu discurso de despedida.

Sem citar o PT, reclamou que de quatro em quatro anos o eleitor de baixa renda ouvia que, se não votasse em determinado partido, o programa seria extinto. Ressaltou que nada disto ocorreu na gestão Michel Temer. Por fim, afirmou que políticas públicas devem ser feitas para libertar o cidadão, não para usar como chantagem.

Da redação / Uol
Blog Pão de AçucarNET / Notícias e Informações com Imparcialidade

quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Frei da Ordem dos Capuchinhos é assassinado a facadas

Anderson da Silva Sobral, 32 anos. (Imagem/ Caruaru no Face)


Anderson da Silva Sobral, 32 anos, era seminarista da igreja católica e foi assassinado a facadas no parque 18 de maio, em Caruaru, na madrugada desta quarta feira (2).

A Polícia prendeu o casal Felipe Martiniano Ferreira, 25 anos, e Elisangela Lins da Paixão, 33 anos. Eles são suspeitos de praticarem o homicídio.
A Polícia Civil investiga a motivação do crime.

Casal suspeito de praticar o homicídio. (Imagem/ Caruaru no Face)

Da redação

Blog Pão de AçucarNET / Notícias e Informações com Imparcialidade



UBSs podem funcionar em três turnos, diz novo ministro da Saúde

Luiz Henrique Mandetta (Facebook/Reprodução)


A informação foi dada pelo ministro da pasta Luiz Henrique Mandetta. A ideia é estender o atendimento para o período da noite, que não acontece atualmente no país.

Da redação /  CBN

Blog Pão de AçucarNET /  Notícias e Informações com Imparcialidade

Vereadores faltam e 1° Reunião Ordinária da Câmara de Taquaritinga é adiada

Seis dos onze vereadores faltaram à primeira Reunião do ano. (Divulgação)


A posse da nova Mesa Diretora que aconteceria nesta terça (1) foi adiada

A 1° Reunião Ordinária do primeiro Período Legislativo de 2019, da Câmara de Vereadores em Taquaritinga do Norte que estava marcada para o dia 1 de janeiro foi adiada por falta de quórum.

De acordo com o Regimento Interno da Casa Legislativa é necessário a presença da maioria dos edis para o início da Reunião.

Foi registrada a ausência de seis parlamentares, ficando impossibilitado o início da Sessão.

Estavam presentes o vereador Jurandi Tavares, Eraldo de Pedra Preta, Rogéria Coelho, Borges e Dé Cumaru. Não compareceram Demir Martins, Oscar Miguel, João Eugênio, Geovane P. Cézar, Claudinho de Toton e Hélio de Novo.

A próxima Reunião está marcada para a quinta feira (3).

Da redação
Blog Pão de AçucarNET / Notícias e Informações com Imparcialidade

Estados Unidos e Israel oficializam saída da Unesco


Primeiro ministro Netanyah e presidente Trump criticam Unesco (Foto: Shealah Craighead/The White House)

A decisão de deixar a instituição havia sido anunciada em 2017

Com a chegada de 2019, os Estados Unidos e Israel oficializaram sua saída da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A decisão de deixar a instituição, que faz parte do sistema das Nações Unidas, foi anunciada em 2017, mas ganha efeito concreto a partir de hoje (1º).

De acordo a rede pública alemã Deutsche Welle, os governos dos dois países justificaram a decisão citando o que alegam ser um viés contrário a Israel e suas políticas adotado pela organização.

Na ocasião do anúncio, o governo dos Estados Unidos divulgou comunicado mencionando o que chamou de “viés contínuo anti-Israel da Unesco” e a “necessidade de reformas na Instituição”. No comunicado, a administração Trump disse que continuaria acompanhando os trabalhos do órgão, mas na condição de observador não membro.

Logo após a notícia, a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, lamentou a decisão. “No momento em que a luta contra o extremismo violento exige um renovado investimento na educação, no diálogo entre as culturas para evitar o ódio, é profundamente lamentável que os Estados Unidos se retirem da agência das Nações Unidas que lidera essas questões”, disse, em comunicado oficial.

A controvérsia entre as duas nações e a instituição vem desde o início da década. Em 2011, a Unesco reconheceu a Palestina como Estado independente. Naquele ano, os Estados Unidos pararam de repassar as cotas como Estado-membro. Desde então, o país está na condição de integrante da Unesco, mas sem exercício de voto por não contribuir financeiramente com a instituição.

Segundo a Deutsche Welle, o governo de Israel também reduziu os repasses de recursos às Nações Unidas, especialmente após decisões da Unesco relacionadas a locais reconhecidos como patrimônios do povo palestino.

Da redação / Folhape
Blog Pão de AçucarNET / Notícias e Informações com Imparcialidade

terça-feira, 1 de janeiro de 2019

PP agradece espaço no novo secretariado de Paulo Câmara

Eduardo da Fonte (PP) -Divulgação


Deputado federal reeleito, Eduardo da Fonte, presidente estadual do PP, sentiu que seu partido foi bem contemplado com uma secretaria dentro do segundo Governo Paulo Câmara

O deputado federal e presidente estadual do PP de Pernambuco, Eduardo da Fonte, agradeceu publicamente a permanência de sua legenda nos quadros do segundo Governo Paulo Câmara.

O partido ficou com a secretaria de Prevenção às Drogas, com Cloves Benevides, na direção da pasta. O Partido Progressistas agradece ao governador Paulo Câmara pela confiança de nos convidar para participar do governo nos próximos quatro anos”, diz Eduardo da Fonte, através de nota.

Além disso, o PP tem a segunda maior bancada da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), com 10 deputados eleitos para a próxima legislatura. O atual presidente da Casa, deputado Eriberto Medeiros, do PP, provavelmente será reconduzido ao cargo nas eleições da Mesa Diretora do próximo ano.

Da redação / Folhape
Blog Pão de AçucarNET / Notícias e Informações com Imparcialidade