sábado, 11 de agosto de 2018

Vices dos candidatos ao governo de Pernambuco podem ajudar a puxar votos



Antes, os vices eram indicados para cumprir um papel de bastidor. Foto: Divulgação

A posse de Michel Temer (MDB) como presidente, a partir de 2016, e toda a articulação feita por ele para tirar Dilma do poder deixou os candidatos e eleitores em alerta sobre outras questões importantes, como a própria afinidade política e a lealdade dos vices

O recente impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) – vivo no repertório da militância, da oposição e da base governista – também dobrou o peso do candidato a vice-governador (e vice-governadora) na disputa de 2018. Os vices normalmente eram indicados para cumprir um papel de bastidor e assumir a missão número 1 do cargo: ser discreto e trazer apoios.

Contudo, a posse de Michel Temer (MDB) como presidente, a partir de 2016, e toda a articulação feita por ele para tirar Dilma do poder deixou os candidatos e eleitores em alerta sobre outras questões importantes, como a própria afinidade política e a lealdade. Quem é o nome que pode assumir, por exemplo, o principal cargo do estado na ausência do seu titular se ele viajar, for afastado ou adoecer? Ele agrega?

Para o cientista político Ernani Carvalho, doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), apenas dois candidatos majoritários construíram uma capilaridade eleitoral, até esse momento, que chamam a atenção do eleitor. Na avaliação dele, quem mais somou à disputa foram os escolhidos a vice do governador Paulo Câmara (PSB) e do senador Armando Monteiro Neto (PTB), ambos postulantes ao Palácio das Princesas.

Para Ernani, a indicação da ex-prefeita de Olinda Luciana Santos (PCdoB) na chapa de Paulo trouxe um verniz de esquerda ao governador - que votou em Aécio Neves em 2014 -, mas o principal impacto de sua escolha foi a mudança das alianças no cenário nacional. Ernani acredita que, se Luciana não tivesse sido a alternativa, dificilmente o PCdoB teria retirado a pré-candidatura de Manuela D´Ávila (PCdoB) em nome da aliança com Luiz Inácio Lula da Silva.

Ernani Carvalho lembra que Luciana é presidente nacional do PCdoB e teve um papel decisivo na aliança entre o PT e o PCdoB nacionalmente. Luciana é apontada como articuladora política, e a militância da legenda tem organicidade, ou seja, é atuante nas ruas e redes sociais. “O PCdoB cogitou fechar com a candidatura de Ciro Gomes (PDT) e foi levado para o PT com essa costura e Ciro ficou isolado. Luciana colaborou com a candidatura majoritária do PT (de Lula) e o nome dela vai dar mais competitividade à chapa de Paulo Câmara”, avalia.

Doutor em Ciência Política pela UFPE e professor da Faculdade Damas, Elton Gomes, por sua vez, fez uma análise do nome de Fred Ferreira (PSC) para vice da disputa estadual. Segundo ele, como Fred integra a família dos Ferreira, que tem influência no eleitorado evangélico da Região Metropolitana do Recife, Armando teve vantagem com a escolha. De acordo com Elton, o petebista não tem a mesma inserção política de Paulo no Grande Recife, seus candidatos ao Senado têm base no interior, e o vice tem inserção nas comunidades urbanas mais carentes.

“Existe toda uma literatura acadêmica que mostra que o voto evangélico é forte, porque é um voto certo, fiel e barato. Muitos eleitores votam por instrução do pastor, de pessoas com proeminência naquela comunidade de fé. Isso dá um poder de aglutinação muito grande. O voto evangélico é, ao mesmo tempo, concentrado e disperso. É concentrado porque é fiel (constituído na maior parte de pessoas muito carentes), mas é disperso porque tem várias igrejas espalhadas”.

ESTRUTURA
Segundo Elton Gomes, os candidatos a vice de Maurício Rands (PROS) e Julio Lóssio (Rede), também podem ajudar os majoritários, mas não o suficiente para eles conseguirem barrar a estrutura de campanha de Paulo e Armando - o tempo de televisão e o apoio dos prefeitos.

“Julio Lóssio é muito bom em debates, ele consegue falar de maneira simples para o eleitor, o que é uma grande qualidade, mas ele não tem tempo de televisão, capilaridade ou apoio de partido. Isabella também traz representatividade, especialmente por ser uma mulher, mas eles têm que correr contra o tempo e estão numa coalizão pequena”, afirma. Com uma avaliação diferente, Rands acredita que “essa eleição não vai ser a eleição das estruturas, porque as estruturas estão desgastadas, vai ser do boca a boca, dos grupos de WhatsApp, dos posts, vídeos, áudios e conteúdo”.

Única candidata ao governo que tem uma chapa totalmente formada por mulher, Dani Portela (PSol), por sua vez, defende a importância da identidade entre a majoritária e a vice. “Nós, do PSol, entendemos que uma chapa indica um governo compartilhado. E é por isso que nós trabalhamos dentro do partido o conceito de cogovernadora. Minha companheira Gerlane não é uma figura decorativa no nosso processo. Nós iremos governar efetivamente juntas”, avisou. Jair Pedro não foi localizado até o fechamento da edição.

Quem são os vices?

Luciana Santos (PCdoB), vice de Paulo Câmara (PSB)
Ex-deputada estadual, ex-prefeita de Olinda por dois mandatos e atual presidente nacional do PCdoB. Ela é engenheira eletrônica, está filiada à legenda comunista desde 1987 e exerce o mandato de deputada federal desde 2011.

Fred Ferreira (PSC), vice de Armando Monteiro Neto (PTB)
Vereador do Recife, iniciou a militância ao coordenar as últimas campanhas eleitorais dos cunhados André Ferreira (PSC), deputado estadual e candidato a federal, e Anderson Ferreira (PR), prefeito de Jaboatão dos Guararapes.

Luciano Bezerra (Rede), vice de Julio Lóssio
Foi vereador de Santa Cruz do Capibaribe e secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão do município. Ele representa o Agreste na chapa, é contador e advogado. Presta serviço a várias empresas do polo de confecções.

Gerlane Simões (PCB), vice de Dani Portella (PSol)
Feminista, educadora social e cientista social. Iniciou a militância política na adolescência, dentro do movimento Hip Hop. Em seguida, ingressou no movimento negro e em um movimento de direito à moradia. Está no PCB desde 1998.

Isabella de Roldão (PDT), vice de Maurício Rands (PROS)
Foi vereadora do Recife, de 2012 a 2013, fez parte da bancada de oposição da Câmara Municipal e chegou a ser vice-líder do bloco, como uma voz ativa. É formada em direito e foi presidente da Ação da Mulher Trabalhista. 

Jair Pedro (PSTU), vice de Simone Fontana (PSTU)
É servidor público, com ensino médio, e ficou conhecido por representar o PSTU em várias eleições, todas com candidaturas olímpicas. Já concorreu, por exemplo, a prefeito do Recife em 2008 e 2012 e governador em 2010 e 2014.

DP
Da Redação
Blog Pão de AçucarNET / Notícias e Informações com Imparcialidade



Prefeitura realiza manutenção da iluminação pública no Distrito de Pão de Açucar



Foto: Assessoria


A Prefeitura de Taquaritinga do Norte, através do Departamento de Iluminação Pública do Município, realizou na última semana, a manutenção da iluminação pública no Distrito de Pão de Açúcar.

A ação visa garantir a eficiência no setor de iluminação pública da comunidade, dando mais segurança à população.  
   
Foi realizada a substituição de chaves de comando para acionamento automático das luzes, e diversos outros serviços preventivos nos postes do canteiro da Avenida José Juventino, Praça da Escola Municipal Gilzenete Guerra, ruas Jovina Madalena, Castelo Branco e General Rondon.

Foto: Assesoria

Para fazer solicitação de serviços de reposição de lâmpadas, reclamações e sugestões sobre a iluminação pública, o cidadão pode procurar a Subprefeitura de Pão de Açucar, ou a secretaria de Obras e Urbanismo do município.

Foto: Assessoria

Assessoria
Blog Pão de AçucarNET/ Notícias e Informações com Imparcialidade

Júlio Lóssio cumpre agenda no Agreste


Júlio Lóssio/Luciano Bezerra . Foto: Assessoria 

 Em entrevista a rádio Caruaru FM,  Júlio Lóssio, ressaltou que a questão de segurança pública precisa de uma atenção especial, e que apenas investimentos não se resolve o problema


O candidato ao governo de Pernambuco pela Rede Sustentabilidade Júlio Lóssio cumpriu agenda nesta sexta (10) no Agreste do Estado, mais precisamente na cidade de Caruaru.

Acompanhado pelo seu companheiro de chapa Luciano Bezerra, Lóssio participou de uma entrevista na rádio Caruaru FM, com o entrevistador Wagner Gil e o professor Arnaldo Dantas.

Dentre os vários assuntos debatidos durante a entrevista, o que chamou mais a atenção foram os índices de violências em Pernambuco, o que coloca o nosso estado como 4º colocado no rank dos estados mais violento do Brasil no quesito homicídios. Neste sentido também foi debatido o aumento de agressões contra as mulheres.

Para Júlio Lóssio, a questão segurança pública precisa de uma atenção especial, e que apenas investimentos não se resolve o problema, é preciso um planejamento estratégico, principalmente na vigilância de nossas fronteiras, no tocante ao trafico de drogas e o trafico de armas, por exemplo.

Da Redação
Blog Pão de AçucarNET / Notícias e Informações com Imparcialidade 


Lideranças políticas recebem Bruno Araújo em Taquaritinga do Norte

 Foto: Marcelo Tabosa

A comitiva de Bruno Araújo contou com as presenças de Armando Monteiro, Mendonça Filho, José Augusto Maia, Thallys Maia e Ricardo Teobaldo, eles foram recebidos pelo vice-prefeito Gena Lins.

Nesta sexta feira (10) o candidato ao senado Bruno Araújo (PSDB) participou de um encontro com lideranças políticas na Dália da Serra.

Bruno atendeu ao convite do vice-prefeito Gena Lins (PSDB) que recebeu o grupo acompanhado dos ex-prefeitos Zeca Coelho (PSDB) e Evilásio Araújo (PSB) – atuais secretários de Gestão e Governo e Agricultura e Pecuária respectivamente, e dos vereadores João Eugênio (PPS) e Rogéria Coelho (PSDB).

Foto: Marcelo Tabosa

Foto: Marcelo Tabosa

A reunião aconteceu no auditório do Grande Hotel Jorge Eduardo, que além de Bruno, contou com as presenças do candidato ao governo do estado Armando Monteiro Neto (PTB), do ex-ministro e candidato a uma vaga ao senado Mendonça Filho (DEM), do candidato à reeleição na Câmara Federal, Ricardo Teobaldo (Podemos), do ex-deputado federal José Augusto Maia (Avante) e de seu filho Thallys Maia (Avante), que disputa uma vaga na Elepe.

Da Redação/ Com informações de Marcelo Tabosa

Blog Pão de AçucarNET / Notícias e Informações com Imparcialidade

Governador Paulo Câmara visita Taquaritinga do Norte e é recebido pelo prefeito e vereadores

Foto: Assessoria/Divulgação

Paulo Câmara foi recebido pelo prefeito e por vereadores em Taquaritinga do Norte

O governador Paulo Câmara (PSB) esteve ontem (sexta feira/10) no município de Taquaritinga do Norte, Agreste de Pernambuco, ele foi recebido pelo prefeito do município Ivanildo Mestre - Lero (PR), e pelos vereadores Geovane P. Cézar (PR), Demir Martins (PMDB) e Oscar Miguel (PSC).

O Chefe do Executivo Estadual veio à cidade para cumprir uma agenda de visitas no Agreste Setentrional, o deputado Diogo Moraes (PSB) esteve na comitiva do governador, e liderou o grupo que recepcionou Paulo Câmara na Comunidade de Vila do Socorro, em Taquaritinga do Norte.

O governador foi acompanhar a retomada da produção do Sistema Mateus Vieira. O equipamento voltou a abastecer os cerca de 12 mil norte-taquaritinguenses, após três anos de colapso. A ação contemplou a instalação de conjuntos moto bombas nas estações elevatórias, além de melhorias da Estação de Tratamento de Água de Mateus Vieira.

O objetivo é restabelecer a oferta de água os habitantes de Taquaritinga do Norte, por meio da Barragem de Mateus Vieira, através de uma rede de distribuição. Ao todo foram investidos R$150 mil.


“A gente só tem que agradecer essa importante obra, que vai melhorar a vida do nosso povo e que mostra o compromisso do Governo do Estado com essa região’’, salientou o prefeito Lero.


Foto(s): Assessoria


Blog Pão de AçucarNET / Notícias e Informações com Imparcialidade

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Fernando Bezerra Filho será o deputado federal de Alessandra Vieira

Alessandra Vieira vai apoiar Fernando Bezerra Filho . Foto: Divulgação 



































A candidata Alessandra Vieira estará anunciando Fernando Bezerra Filho como seu candidato para federal

A candidata a deputada estadual, Alessandra Vieira (PSDB), estará anunciando na noite desta sexta-feira (10) seus apoios políticos para as eleições de 2018, mais especificamente para os cargos de deputado federal e governador do Estado.

De acordo com informações, o nome de consenso do grupo será o já deputado federal Fernando Bezerra Filho (DEM), que será candidato a reeleição. Armando Monteiro Neto (PTB) será o candidato a governador do grupo.

No evento, estarão presentes os candidatos a senadores, Bruno Araújo (PSDB) e Mendonça Filho (DEM), que também comporão a chapa da tucana. Prefeitos, vereadores e lideranças políticas da região, participarão do evento.


Da Redação
Blog Pão de AçucarNET / Notícias e Informações com Imparcialidade


Evangélicos terão um representante disputando vaga no senado em Pernambuco

Pastor Jairinho disputará uma vaga no senado na chapa de Júlio Lóssio. Foto: Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco


Pela 1° vez, evangélicos pernambucanos terão um representante na disputa pelo senado

Pastor Jairinho (Rede), será candidato a senador na chapa de Júlio Lossio (Rede), acredita que pode chegar lá com o apoio dos evangélicos.

Seu cálculo é o mesmo que André Ferreira (PSC) fez quando brigou para ser candidato pela Frente Popular. “Pernambuco nunca teve um evangélico disputando o Senado”. E agora pode eleger um com apoio dos “irmãos”.

Da Redação/Inaldo Sampaio

Blog Pão de AçucarNET/ Notícias e Informações com Imparcialidade


Argentina rejeita descriminalizar o aborto

Ativistas contrários à legalização do aborto comemoram do lado de fora do Congresso Nacional em Buenos Aires, depois que os senadores rejeitaram o projeto de lei para legalização do aborto - 09/08/2018 (Alberto Raggio/AFP)


Projeto terminou de ser votado na madrugada desta quinta feira (9) e teve 31 votos a favor, 38 contra e duas abstenções

O Senado da Argentina decidiu na madrugada desta quinta-feira (9) vetar o projeto de lei que pretendia descriminalizar o aborto até a 14ª semana de gestação.

Embora o texto da Lei de Interrupção Voluntária da Gravidez tivesse sido aprovado no dia 14 de junho pela Câmara dos Deputados, o projeto não passou no Senado. Foram 31 votos a favor, 38 contra e duas abstenções, de um total de 72 cadeiras (houve uma ausência).

Promotor do debate, o presidente Mauricio Macri disse que “não importa qual seja o resultado, hoje ganhará a democracia”.

O projeto, que visava descriminalizar qualquer aborto até a 14ª semana de gestação — e não apenas nos casos atuais de estupro ou perigo de saúde da mãe —, gerou fortes divisões tanto dentro do governo como na oposição, por isso o resultado já era esperado.

O debate começou às 10h30 de quarta (8) e durou cerca de 16 horas. Foram 64 discursos ao todo e muitas intervenções. Após o final da sessão, os senadores deixaram o Congresso rapidamente, muitos decepcionados com o resultado.

Essa foi a sexta vez que a iniciativa de aprovar o aborto foi apresentada no Congresso do país vizinho. Anteriormente, não havia sequer sido debatida. Ao ser rejeitado no Senado, o projeto não poderá voltar a pauta novamente para avaliação parlamentar até o próximo ano.


Da  Redação
Blog Pão de AçucarNET/ Notícias e Informações com Imparcialidade


quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Ernesto Maia cogita apoio a Júlio Lóssio em Santa Cruz do Capibaribe

Ernesto Maia poderá apoiar Lóssio em solidariedade a Luciano Bezerra (Divulgação)

Segundo informações, Ernesto não  vota em Paulo Câmara nem em Armando Monteiro

O vereador e pré-candidato a deputado federal Ernesto Maia (PT), cogita a possibilidade de apoiar o projeto do pré-candidato ao Governo de Pernambuco, o ex-prefeito de Petrolina Júlio Lóssio (Rede).

De acordo com informações, o apoio dele ao candidato da Rede Sustentabilidade, se daria devido à uma solidariedade ao ex-vereador Luciano Bezerra, que será indicado como o candidato a vice-governador.

Ernesto Maia estava na linha de frente de apoio ao projeto de Marília Arraes, que foi rifada pelo PT. O vereador tem um histórico de apoios ao senador e candidato a governador da oposição, Armando Monteiro Neto (PTB), mas segundo informações, a união do petebista com os candidatos a senadores Bruno Araújo (PSDB) e Mendonça Filho (DEM), teria inviabilizado seu apoio.

O próprio vereador foi procurado por nossa equipe e afirmou que está conversando sobre a possibilidade de apoio a Lóssio, e que a única certeza confirmada até agora, é  que não votará em Paulo Câmara (PSB) e no senador Armando Monteiro (PTB).

Pode ir junto - Outra informação que circula nos bastidores é de que o também vereador Carlinhos da Cohab (PTB) teria sinalizado o apoio ao ex-prefeito de Petrolina, mesmo apoiando a reeleição do deputado estadual Diogo Moraes (PSB).



Da Redação

Blog Pão de Açúcar NET / Notícias e Informações a com Imparcialidade


Ernando Silvestre vai integrar equipe de governo de Edson Vieira

Ernando Silvestre. Foto: Redes Sociais / Facebook

O ex-prefeito está afastado da política e foi um dos expoentes do grupo boca preta na Capital da Sulanca nos anos 90/2000

O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe Edson Vieira tera o ex-prefeito Ernando Silvestre assumindo um cargo no seu governo. 

Ernando foi prefeito de Santa Cruz do Capibaribe por duas ocasiões, está afastado da política e de cargos públicos. É considerado um nome referência do grupo boca preta na Capital da Sulanca.

Da Redação
Blog Pão de AçucarNET/Notícias e Informações com Imparcialidade

Editora Abril encerra edições de revistas

As revistas Boa Forma, Cosmo e Elle chegarão ao fim, segundo informações divulgadas pelo site Meio & Mensagem – Foto: Grupo Abril


O fim das revistas Elle, Claudia, Cosmo, Boa Forma e outras do Grupo Abril, as edições de Veja, Exame e Claudia resistiram

Notícia triste circula nos bastidores do jornalismo. Segundo informações do site Meio & Mensagem, o Grupo Abril anunciou na manhã desta segunda-feira (7), em comunicado interno, o fechamento de 10 títulos: Cosmopolitan, Elle, Boa Forma, VIP, Viagem e Turismo, Mundo Estranho, Arquitetura, Casa Claudia, Minha Casa e Bebe.com.

No enxugamento, as revistas Veja, Exame e Claudia resistiram. A decisão teria sido anunciada em uma reunião com funcionários. É o anúncio mais recente após o Grupo passar o comando da editora à Alvarez & Marsal.

Da Redação
Blog Pão de AçucarNET/Notícias e Informações com Imparcialidade


segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Distrito de Pão de Açúcar recebe sinal digital da TVJornal

Logo SBT. Divulgação


A população de Pão de Açucar já pode ter acesso à programação do canal em alta definição, com qualidade de imagem e som

Desde a última sexta feira (3) que o distrito de Pão de Açúcar no município de Taquaritinga do Norte passou a receber o sinal digital da TV Jornal, afiliada do SBT.

A chegada do sinal digital atende ao uma solicitação do prefeito Ivanildo Mestre-Lero (PR). As instalações técnicas dos equipamentos teve o apoio da Subprefeitura do distrito.

A população já pode ter acesso à programação do canal em alta definição, com qualidade de imagem e som.

Para conferir o conteúdo da TV Jornal em sinal digital, o telespectador deve sintonizar no canal 14 de sua televisão com conversor digital.

Quem ainda não tem acesso ao sinal digital continuará recebendo a programação da TV Jornal no formato analógico.

As instalações técnicas dos equipamentos teve o apoio da Subprefeitura do distrito.Foto: Divulgação

Da Redação
Blog Pão de AçucarNET/ Notícias e Informações com Imparcialidade

Confirmado! Luciano Bezerra é o vice de Júlio Lóssio


Ex-vereador de Santa Cruz do Capibaribe será o vice de Júlio Lóssio.  Foto/ Divulgação

O nome escolhido foi mesmo o do ex-vereador Luciano Bezerra de Santa Cruz do Capibaribe.

Na noite deste domingo (05), a Rede Sustentabilidade bateu o martelo na questão do vice-candidato na chapa de Júlio Lóssio, e o nome escolhido foi o do ex-vereador Luciano Bezerra de Santa Cruz do Capibaribe.

Da Redação
Blog Pão de AçucarNET/ Notícias e Informações com Imparcialidade


Corpo em decomposição é encontrado na zona rural de Taquaritinga do Norte


Foto: Google/Ilustração

No último sábado (4) populares informaram à Polícia Militar de que no Sítio Ferraz, na zona rural do município de Taquaritinga do Norte, havia sido localizado um cadáver no interior de um matagal.

Ao atender a ocorrência, a PM constatou de que o corpo em estado de decomposição é de um homem de identidade desconhecida.

De acordo com testemunhas, o corpo pode ser de um morador da localidade conhecido como “Valdomiro”, contudo, devido ao estado em que se encontrava não foi possível a confirmação da identidade.

A Polícia Civil fez o levantamento e encaminhou o corpo ao IML para a verificação da causa da morte e identificação.

Da Redação
Blog Pão de AçucarNET/Notícias e Informações com Imparcialidade