sábado, 21 de julho de 2018

Bruno Araújo rompe com Armando Monteiro

Bruno Araújo / Folha


O deputado federal e ex-ministro Bruno Araújo, presidente do PSDB, ficou insatisfeito com a condução do senador Armando Monteiro para a composição da chapa majoritária. Segundo informações, o  movimento realizado pelo petebista, que não teria se entusiasmado com a escolha de Bruno Araújo para a vaga de senador na chapa, dentre outros motivos, foi o estopim para que o PSDB optasse por deixar a coligação liderada por Armando Monteiro.

Ainda não se sabe se o PSDB lançará candidatura própria, mas como não tem diálogo com o PSB nem com o PT, é provável que Bruno Araújo dispute o governo de Pernambuco. O anúncio sobre a decisão tucana deverá ocorrer a qualquer momento. Em se confirmando este desfecho, Armando perde o principal partido da sua coligação.

Fonte Edymar Lira
Da Redação
Blog Pão de Açúcar NET/ Notícias e Informações com Imparcialidade

Bolsonaro diz que Janaína Paschoal pode ser vice em sua chapa

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil


'Avaliamos que ela pode contribuir numa campanha à Presidência', disse Bolsonaro

O pré-candidato do PSL ao Planalto, deputado Jair Bolsonaro, afirmou à reportagem que a professora e advogada Janaína Paschoal, filiada ao seu partido, voltou a ser uma possibilidade de nome para vice de sua chapa. "Ela volta ao radar, pois está no nosso partido e tem muito a contribuir", afirmou. "Precisamos avaliar as afinidades dela com nossas propostas, como a questão da redução da maioridade e do porte de armas."

Na tarde de ontem, Bolsonaro anunciou em evento na cidade de Rio Verde, em Goiás, que, "com certeza", seu vice seria um general da reserva do Exército. Depois de tentar negociar uma aliança com o PRP para ter o general Augusto Heleno Ribeiro, na vice, o pré-candidato avaliou o nome do general Hamilton Mourão. A presidência do PRTB, partido ao qual Mourão está filiado, é um entrave à composição. Em conversa com o deputado Major Olympio (PSL-SP), Janaína chegou a acertar uma candidatura à Assembleia Legislativa de São Paulo. "Avaliamos que ela pode contribuir numa campanha à Presidência", disse Bolsonaro. "Não podemos errar, temos que construir uma candidatura diferente das que estão aí."

O presidente do PRTB, Levy Fidelix, disse que busca uma aliança de pequenos partidos para garantir a presença do general da reserva Hamilton Mourão, filiado à legenda, numa chapa presidencial. "Vamos conversar com o general para avaliar a viabilidade", afirmou Fidelix. Em entrevista, Fidelix disse que ainda não foi procurado diretamente por Bolsonaro e não pode falar por "hipótese" de uma aliança com o ex-capitão do Exército. Ele rejeita conversas com intermediários. "Aqui a gente faz uma política macro. É preciso chegar e dizer: 'Fidélis meu amigo, pá-pá-pá."

DP
Da Redação
Blog Pão de Açúcar NET/ Notícias e Informações com Imparcialidade

Taquaritinga do Norte voltará a receber água nas torneiras

Deputado Diogo Moraes com o representante da Compesa e vereadores de Taquaritinga do Norte 


Os técnicos da Compesa estão trabalhando em ritmo acelerado para reativar o Sistema de Abastecimento de Água de Taquaritinga do Norte, Agreste pernambucano. A iniciativa será possível graças à recuperação do nível da barragem Mateus Vieira, que estava em colapso desde abril de 2015.

A expectativa da Companhia é iniciar a fase de testes do sistema nos próximos dias para que os 15 mil moradores da cidade voltem a receber água regularmente nas torneiras ainda em julho.

Com as chuvas registradas na região no primeiro semestre deste ano, o manancial conseguiu se recuperar e atingiu o volume 598 mil metros cúbicos, que corresponde a 21,75% da sua capacidade máxima de armazenamento (2,7 milhões de metros cúbicos). Desde que o reservatório alcançou nível suficiente para reativar o sistema, os técnicos da companhia estão realizando uma série de ações nas unidades operacionais, uma vez que os equipamentos ficaram mais de três anos sem funcionamento.

Segundo a Compesa, foi preciso realizar serviços de manutenção nos oito conjuntos motobombas das quatro estações elevatórias que integram o sistema de abastecimento, além de reativar a estação de tratamento de água e substituir os registros e outros equipamentos da unidade.

Blog Pão de AçucarNET / Notícias e Informações com Imparcialidade




quarta-feira, 18 de julho de 2018

Conta de luz subirá até 3,86% com reajuste de receita de hidrelétricas

Foto: Arquivo / Agência Brasil

O impacto na conta de luz depende da data do reajuste aprovado pela Aneel e da quantidade de cotas (volume de energia) que cada distribuidora compra das hidrelétricas

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira(17) reajuste de 45,52% na receita anual de geração de 69 usinas hidrelétricas que atuam no regime de cotas. A medida vai provocar aumento nas contas de luz entre 0,02% e 3,86%, segundo a Aneel. O impacto médio será de 1,54%.

O impacto na conta de luz depende da data do reajuste aprovado pela Aneel e da quantidade de cotas (volume de energia) que cada distribuidora compra das hidrelétricas. O volume de cotas de cada distribuidora representa, em média, 22,64% dos contratos de energia das concessões.

A remuneração total recebida pelas usinas, de julho de 2018 a junho de 2019, será de R$ 7,944 bilhões.

Segundo a Aneel, a receita anual de geração é calculada considerando os valores do Custo da Gestão dos Ativos de Geração (GAG), acrescidos de encargos de uso e conexão, receita adicional por remuneração de investimentos em melhorias de pequeno e grande porte, investimentos em bens não reversíveis, Taxa de Fiscalização dos Serviços de Energia Elétrica, custos associados aos programas de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética e eventuais ajustes.

O regime de cotas foi implantado por meio da Medida Provisória nº 579, de 2012, com renovação automática das concessões de usinas hidrelétricas. Para isso, as hidrelétricas tiveram que vender energia às distribuidoras por um preço fixo, determinado pela Aneel, ao contrário de firmarem preços conforme o mercado e as realidades das instituições.

EBC
Da Redação
Blog Pão de AçucarNET / Notícias e Informações com Imparcialidade

Armando Monteiro visita ex-presidente Lula em Curitiba

Na campanha eleitoral de 2014, Lula apoiou a candidatura de Armando ao governo do estado. Crédito: Instituto Lula


Segundo Armando, “o ex-presidente Lula está animado, inteiro, e fiquei muito feliz de encontrá-lo com disposição.”

O senador Armando Monteiro (PTB) visitou, nesta terça-feira (17), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na sede da Polícia Federal em Curitiba, no Paraná. O petebista integrou uma comissão suprapartidária formada por senadores que fazem parte da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal. O objetivo da comitiva foi verificar as condições de todos os presos e a situação da carceragem da PF.

Além de Armando Monteiro, que foi ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior de Dilma Rousseff, também estiveram com o ex-presidente Lula os senadores Roberto Requião (MDB-PR), Renan Calheiros (MDB-AL), Edison Lobão (MDB-MA) e Jorge Viana (PT-AC) – autor do requerimento para realização da visita. Lula está preso na carceragem da Polícia Federal há mais de 100 dias.
Ao sair da sede da PF, Armando afirmou ter encontrado o ex-presidente Lula animado. O senador ressaltou que, para além do caráter institucional, a visita também teve um significado pessoal, tendo em vista a relação de amizade do ex-presidente com seu pai, o ex-ministro Armando Monteiro Filho.

“O presidente Lula está animado, inteiro, e fiquei muito feliz de encontrá-lo com disposição. Essa viagem tem, para além do caráter institucional, de uma visita oficial do Senado”, afirmou Armando. “Para mim, também tem um sentido pessoal, por minha relação de muitos anos com o presidente Lula e como uma homenagem ao meu pai, que se vivo estivesse certamente viria aqui trazer solidariedade ao presidente Lula”, ressaltou.
 
O objetivo da comitiva foi verificar as condições de todos os presos e a situação da carceragem da PF. Foto/divulgação

DP
Da Redação
Blog Pão de AçucarNET / Notícias e Informações com Imparcialidade

terça-feira, 17 de julho de 2018

Concluintes do Curso de Informática recebem certificado do SENAC em Taquaritinga do Norte

Foto/ Assessoria


A entrega dos certificados aconteceu na noite desta segunda feira (16), aos concluintes do Curso de Informática que foi ofertado pelo SENAC na cidade de Taquaritinga do Norte.

A solenidade contou com a presença do secretário de Educação, Cultura e Esportes do município, Marcos Augusto, e da coordenadora do SENAC, Marta Avelar.

Assessoria

Prefeitura inicia obra de mobilidade na Rua Gerson Juventino em Pão de Açúcar

Obra executada com recursos próprios . Foto/Asessoria


A prefeitura de Taquaritinga do Norte através da Secretaria de Obras e Urbanismo iniciou a construção de uma passagem molhada na Rua Gerson Juventino no distrito de Pão de Açucar.

A rua fica localizada no centro do distrito, e quando chove  têm causado diversos transtornos aos moradores.

A obra está sendo executada com recursos próprios atendendo ao requerimento N°144/2017 do vereador Oscar Miguel e vai beneficiar inúmeras famílias que por ali trafegam.
Requerimento do vereador Oscar Miguel que solicita a construção da passagem molhada no local

Assessoria


Vila do Algodão promove Torneio de Futebol

Torneio de Futebol na comunidade da Vila do Algodão. Foto/Assessoria


A Comunidade da Vila do Algodão promoveu neste sábado (14) a final do Torneio de Futebol por ocasião dos Festejos de São Pedro.

A competição teve a participação de 8 equipes da região, que disputaram um troféu de campeão e vice.

O evento esportivo teve o apoio da prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação Cultura e Esportes.

O prefeito Ivanildo Mestre (Lero) prestigiou a festividade acompanhado de secretários, diretores e assessores municipais.

Assessoria