terça-feira, 3 de abril de 2018

Zé Augusto vai a Brasília e participa de Movimento Emancipalista


Foto: assessoria

Na última semana, o ex-deputado federal José Augusto Maia esteve participando do movimento emancipalista que aconteceu mais uma vez em Brasília. A convite das lideranças do movimento, Zé Augusto se juntou a milhares de representantes de todo o país que lutam para que novo municípios possam ser criados no Brasil.

A luta pela aprovação de um projeto que regularize a emancipação, fusão, incorporação e desmembramento de municípios ocorre há alguns anos no congresso nacional, ganhando força quando o então deputado federal Zé Augusto criou uma Frente Parlamentar para discutir o PLP/416 e adotou critérios mais rígidos para criação de novos municípios. O projeto chegou a ser aprovado na Câmara e no Senado Federal, mas acabou sendo vetado pela então Presidente à época.

De volta a discussão no Congresso Nacional, um novo projeto de mesmo teor foi aprovado no Senado e enviado à Câmara dos Deputados, sendo aprovado na última terça-feira (27) o projetos nas comissões especiais e garantido pelo presidente da câmara, Rodrigo Maia, que o projeto deverá subir para votação em plenário no início do mês de Maio.

Augusto César, do Maranhão, que hoje lidera o movimento emancipalista, comentou sobre a importância de Zé Augusto nesta luta:
O povo brasileiro reconhece de ponta a ponta que ele é o baluarte nesse assunto. Eu poderia até sugerir que se mudasse o nome da lei, tirasse o PLP e colocasse Lei José Augusto Maia”. Declarou em entrevista a Alberes Xavier, que o classificou como o pai das emancipações.

Por sua vez, Zé Augusto destacou a importância do projeto e do movimento emancipalista:
Estamos vivendo um momento muito importante para as emancipações, pois depois do veto da presidenta, o assunto parece que tinha sumido no ar, mas ficamos trabalhando nos bastidores e a coisa fluiu. […] Nós devemos a eles, a esses guerreiros que estão vindo de todo o brasil com a garra, a perseverança de não desistir e de ir à luta.”.

Em relação ao aprovação do projeto, Zé Augusto se mostra bastante otimista:
Conversamos com o presidente da Câmara Rodrigo Maia e ele falou que dia 15 de maio será a votação do projeto em plenário. Uma coisa importante que aconteceu ontem, durante a sessão, foi que o deputado José Guimarães, do PT, anunciou que toda a bancada do PT votará a favor do projeto e as outras bancadas de oposição já sinalizam tomar a mesma decisão. Estivemos também com o ministro da Secretaria de Governo Carlos Marum, onde ele se comprometeu a levar para o presidente para que não haja veto desta vez.”. Pontuou.

Em Brasília, Zé Augusto esteve junto dos vereadores de Taquaritinga do Norte, João Eugênio, Eraldo de Pedra Preta e Professor Jurandi, representando o distrito de Pão de Açúcar, além do Deputado Federal Ricardo Teobaldo e outras lideranças locais.
O que a gente entende é que a cada dia estamos mais próximo de dar liberdade a esses distritos que já tem as condições para se emancipar. Fico feliz em estar aqui abraçando todos esses companheiros e dizer que não vamos parar.” Finalizou Zé Augusto.

Em maio, o Movimento Emancipalista voltará mais uma vez à Brasília, quando correrá a votação no plenário da Câmara Federal.

Informações da assessoria.

Blog Pão de AçucarNET / Notícias e Informações com Imparcialidade


0 Comentários:

Postar um comentário

<< Página inicial