sexta-feira, 13 de julho de 2018

Frio chega ao auge e zoológico tem até cobertor

Macacos ganham cobertores para andar, enquanto girafa fica em área climatizada. Foto: Hélvio Romero


O que é melhor para se aquecer no inverno: deitar sob o sol ou se aconchegar debaixo de um cobertor? A dúvida, que assolou muitos paulistanos nessa semana, a mais fria do inverno, também recai sobre outros moradores da cidade: Pepe, Tina, Cuca, Pipa, Vitória, Maria Pia, Faustina e Lulu, os oito chimpanzés do Zoológico de São Paulo.

Um a um, os primatas recebem diariamente um cobertor para passar o dia. A ideia tem justificativa: o distrito do Jabaquara, na zona sul, é um dos mais frios da cidade. Dentre os 27 locais monitorados pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), foi o que teve a quarta temperatura mais fria da capital ontem, com mínima de 7,2º C.

A situação deve, contudo, mudar nos próximos dias. Depois da madrugada de hoje, com expectativa de frio recorde no ano, o calor deve se intensificar no fim de semana e chegar próximo dos 30º C já no domingo.

No zoo, a postura dos primatas chamava a atenção ontem. “Olha, aquele se cobriu”, disse a funcionária pública Helena Cavalcante, de 33 anos, ao filho, Felipe, de 6. Na frente do cativeiro, a aposentada Miralva Souza Nascimento, de 62 anos, admirava os chimpanzés enquanto ouvia os comentários dos quatro netos. “(Os chimpanzés) parecem muito próximos da gente, assim, no solzinho.”

Como os primatas, outros animais do zoo ganham tratamento especial no frio, como ar-condicionado e cama coberta de feno (ou de pano, no caso dos alérgicos). Em alguns casos, como dos felinos, a comida é reforçada. Entre as preguiças, a alimentação até diminui, pois se movimentam menos dias frios.

Previsão
O clima no Estado começa a esquentar a partir de hoje. “O pior já está passando. Pode ter um pouco de frio de noite e ao amanhecer, mas não será uma geladeira. As pessoas vão ter a sensação de que o inverno acabou”, explica a meteorologista da Climatempo Josélia Pegorim.

Segundo ela, uma nova onda de frio deve chegar ao Estado apenas na virada de julho para agosto. Enquanto isso, há chance de novo recorde de secura, com umidade abaixo do 20%. “O que nos reserva na segunda quinzena são dias ensolarados, sem perspectiva de chuva, muito secos, com pouco vento e bastante poluídos”, adianta.

Pneumologista da Escola Paulista de Medicina, José Roberto Jardim explica que as doenças mais comuns desta época do ano são causadas por diferentes fatores, entre eles: 1) contato frequente com grandes aglomerações em ambientes fechados, o que ajuda na proliferação dos vírus mais comuns da gripe; 2) pelo uso de casacos que passaram muito tempo guardados e por isso podem ter acumulado mofo e ácaros; 3) pelas próprias características da estação, com baixas temperaturas e tempo seco, que afetam a resistência do corpo e irritam as vias áreas.

Jardim explica que é comum que os pronto-socorros recebam mais pacientes no inverno com queixas de gripe e resfriado - doenças cuja diferença reside na intensidade dos sintomas como febre e dor no corpo -, rinite, com inflamação da mucosa nasal, e crises de asma, com a contração dos brônquios. “No caso da asma, por exemplo, o ar seco irrita as vias aéreas e faz com que os brônquios percam calor, estimulando a sua contração e causando a crise”, disse o especialista.

Cuidados para evitar contrair essas doenças passa principalmente pela vacinação anterior ao começo do inverno, reforça o médico, mas também incluem cuidado com a limpeza das roupas, menor exposição a ambientes fechados por períodos prolongados e melhor umidificação do ambiente, com equipamentos específicos para esse fim. “Lembrando que passar frio diminui a resistência, mas também não se pode alimentar um ciclo vicioso ao usar uma roupa com mofo”, disse.

Da Redação

Priscila Mengue / colaborou Marco Carvalho

Blog Pão de AçucarNET / Notícias e Informações com Imparcialidade

Secretaria de Obras e Urbanismo realiza a manutenção de ruas no distrito de Pão de Açúcar

Foto: Ilustração,Google/Divulgação


A Sub-prefeitura de Pão de Açúcar no município de Taquaritinga do Norte, através da Secretaria de Obras e Urbanismo, está realizando o patrolamento das ruas e avenidas do distrito que não são pavimentadas, e feito a reposição do material  que foi danificado nas últimas chuvas.

A Secretaria de Obras mantêm constantemente equipes nas ruas do município para a manutenção das vias públicas, garantindo assim uma melhor infraestrutura para todos

Assessoria

Governador Paulo Câmara garante apoio à candidatura de Lula

Foto: Helia Scheppa/Governo de Pernambuco



Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, veio ao Recife para encontrar o governador no Palácio do Campo das Princesas

Depois de conversar, nesta quinta-feira (12), por quase uma hora com a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, no Palácio do Campos das Princesas, o governador Paulo Câmara (PSB) reforçou o desejo de apoiar formalmente a candidatura do ex-presidente Lula (PT) na eleição presidencial. Ficou claro, inclusive, que a parceria no âmbito nacional se dará mesmo que o acordo entre PT/PSB não se repita em Pernambuco na campanha dele para reeleição. Durante entrevista, Câmara fez questão de frisar que a decisão em prol de Lula já foi tomada pela direção estadual do PSB.

“A direção estadual (do PSB) já se manifestou sobre a aliança com o PT em favor da candidatura do presidente Lula. É isso que estamos defendendo internamente no partido (direção nacional). Vamos continuar a defender e fazer todos os esforços para que essa aliança se concretize”, assegurou o governando, argumentando mais uma vez que “o pernambucano tem uma gratidão, uma solidariedade ao presidente Lula por tudo que ele fez pelo estado”.

Ele destacou, ainda, que o PSB é um “partido democrático” e que nesta eleição terá candidaturas majoritárias em vários estados. “Temos que respeitar tudo isso, mas no âmbito da nossa direção estadual e das nossas discussões nacionais, levaremos ao congresso (da sigla) esse posicionamento de Pernambuco em favor da aliança formal com o PT”. De acordo com Paulo Câmara, estados do Nordeste, do Centro-Oeste e Sudeste também defendem a tese de fechar parceria com os petistas e que Pernambuco, por ser a ala mais forte no PSB, não estaria isolado nessa defesa.

Ao falar com os jornalistas, Gleisi Hoffamann disse, inicialmente, que veio a Pernambuco para agradecer o posicionamento do governador que, na visão dela, “tem sido firme” na defesa de Lula. “Tanto da prisão do presidente, como no episódio do último domingo em que tivemos uma ação totalmente fora do devido processo legal e de perseguição ao presidente Lula. O governador foi um dos governadores que assinou uma nota se posicionando, além da posição firme que ele tem tido em relação a esse apoio político ao presidente em Pernambuco”, ressaltou a petista.

Sobre a pré-candidatura da vereadora do Recife Marília Arraes ao governo do estado, a líder petista reconheceu a legitimidade do pleito e o peso da base que quer levar o projeto adiante, mas alegou que o pessoal (defensores de Marília) “entende a estratégia nacional e sabe que o que muda a vida do povo efetivamente é um projeto nacional de mudança das bases na condução da política brasileira”, afirmou a senadora.

Gleisi Hoffmann também reafirmou a posição do PT de consolidar a parceria nacional com o PSB. “Achamos importante formar um campo de centro esquerda no país que possa lutar junto com os brasileiros. O que estamos vivendo no nosso país hoje é uma tragédia para o nosso povo”, justificou a petista. Sobre a possibilidade do PSB liberar os diretórios estaduais na eleição presidencial, a petista frisou que a decisão do PT é de uma aliança nacional. “Temos conversado com o nosso partido internamente a respeito disso. Sabemos das questões locais. O governador também tem conversado com o PSB. Acho que devemos fazer um esforço para formatar um campo firme para resgatar o Brasil”, analisou.

Em relação ao prazo para fechar a aliança com o PSB, Hoffmann acredita que tudo dever ser resolvido até o dia 5 de agosto, por conta do início das convenções partidárias. “Vamos trabalhar com bastante calma, dedicação e tranquilidade nesse processo para que a gente possa construir uma aliança que seja realmente propositiva”, previu. A senadora veio a Pernambuco acompanhada dos deputados federais Paulo Teixeira (PT/SP) e Márcio Macedo (PT/SE), vice-presidente nacional do partido.

Por: Rosália Rangel – DP
Da Redação

quinta-feira, 12 de julho de 2018

Oscar Miguel agradece pela conclusão da pavimentação da Rua Amaro Monteiro em Pão de Açucar

Rua Amaro Monteiro de Araújo, Trevo em Pão de Açucar, entregue para a população pavimentada e asfaltada. Foto/ Assessoria


A prefeitura de Taquaritinga do Norte entrega a Rua Amaro Monteiro de Araújo, pavimentada e saneada em Pão de Açúcar e o vereador Oscar Miguel agradece.


A rua que fica no Bairro Trevo, era uma antiga demanda da população, e o vereador Oscar Miguel apresentou requerimento solicitando que a obra fosse realizada.

Além da pavimentação, o prefeito Lero determinou que fosse feito também o serviço de saneamento, e graças ao planejamento e o empenho da equipe da atual administração, o trabalho foi realizado proporcionando qualidade de vida e mobilidade para os moradores.

O vereador agradeceu em nome dos moradores ao prefeito Lero
“Agradeço ao prefeito Lero em nome dos moradores, pela prioridade em atender esse pedido, e com isso trazer qualidade de vida para os moradores.” Disse Oscar.

Assessoria














Marcadores: , ,

quarta-feira, 11 de julho de 2018

Após ser atropelado, homem foge do hospital e morre em outro acidente na Paraíba



Crédito: Reprodução / TV Cabo Branco

Um homem morreu após ser atropelado pela segunda vez, no mesmo dia, logo após fugir do Hospital de Trauma de Campina Grande, na Paraíba, na tarde dessa terça-feira (10).

Edivaldo Monteiro da Silva, de 33 anos, recebia socorro médico no hospital após ser vítima de um acidente no centro de Campina Grande, mas antes mesmo de receber alta, ele fugiu e acabou sendo atropelado novamente na BR-230, não resistindo aos ferimentos.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), testemunhas informaram ter visto o homem saindo do hospital horas antes do acidente.

O fato aconteceu por volta das 17h50, no trecho que liga a Avenida Floriano Peixoto à saída para o Sertão do estado, próximo à sede do Instituto de Polícia Científica.

De acordo com a apuração da PRF, um carro de passeio teria atingido a vítima. O motorista fugiu do local e ainda não foi identificado.


Da Redação

Fonte: *Com informações da TV Cabo Branco

Blog Pão de AçucarNET/ Notícias e Informações com Imparcialidade

PF investiga publicações com ameaças a Moro em rede social

Foto: Alex  Silva


O juiz federal Marcelo Bretas, da Lava Jato no Rio, reuniu algumas dessas ameaças e publicou em seu Twitter

A Polícia Federal, no Paraná, investiga ameaças ao juiz federal Sérgio Moro, da Operação Lava Jato, após ele não acatar a ordem de soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinada pelo desembargador Rogério Favreto, plantonista do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), no domingo, 8. Uma série de publicações em rede social, feitas a partir do domingo, hostilizam e buscam intimidar o magistrado.

O juiz federal Marcelo Bretas, da Lava Jato no Rio, reuniu algumas dessas ameaças e publicou em seu Twitter. São oito postagens publicadas no domingo, dia em que Lula quase foi solto por ordem do desembargador plantonista do TRF-4 - que é ex-filiado do PT e com histórico de trabalho nos governos do partido.

Todos os perfis compilados por Bretas falam sobre "matar o Moro". "Não é possível q o PT não tenha um assassino de aluguel pra matar o Sérgio Moro", afirma um deles.

"Alguém precisa matar o Sérgio Moro", diz outro.

As investigações da PF correm em sigilo, em procedimento já aberto anteriormente. Não é a primeira vez que Moro sofre ameaças. Desde 2016 ele anda com escolta armada. Naquele ano, a PF investigou ameaças semelhantes feitas na internet, que pregavam atos de violência contra o juiz.

Desde então, ele abandonou o carro e a bicicleta como meios de transporte para ir ao trabalho e demais compromissos - que também sofreram alterações. Voltou a andar em carro blindado e acompanhado de escolta armada sempre que sai de sua residência - em um bairro residencial de classe média de Curitiba.

Há dez anos, quando condenou o traficante carioca Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, o magistrado também viveu sob proteção de agentes federais e policiais civis. Sua escolta hoje é formada por agentes de segurança judiciária da Justiça Federal do Paraná e da Polícia Federal.

Rogério Favreto mandou soltar o ex-presidente duas vezes pela manhã e durante a tarde. O desembargador alegou "um fato novo" - a pré-candidatura do petista.

A PF não cumpriu a ordem de Favreto para soltar Lula, sob alegação de que estava esperando por uma definição sobre a liberdade ou a manutenção da prisão de Lula.

A primeira decisão do desembargador foi derrubada pelo relator da Lava Jato, João Pedro Gebran Neto. As duas ordens de soltura perderam efeito, por decisão do presidente da Corte, Thompson Flores.

Lula está preso desde 7 de abril na PF, em Curitiba. O ex-presidente foi condenado pelo Tribunal da Lava Jato a 12 anos e um mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro no caso triplex.

Nesta terça-feira, 10, os juízes federais, por meio de sua principal entidade - a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) -, defenderam a "independência judicial". O texto não cita nominalmente Lula, mas se refere inteiramente ao imbróglio do domingo.

Os magistrados afirmam que a atuação da Justiça Federal em processos criminais que envolvem agentes públicos ou políticos acusados de corrupção "é isenta e imparcial, não havendo razão para se estranhar decisões que condenem e prendam pessoas consideradas culpadas, independentemente do poder ou condição econômica e social".

Depois que a ordem de soltura de Lula foi revogada, lideranças partidárias atacaram a Justiça. "É inadmissível que magistrados, no exercício das funções constitucionais, sejam alvos de ataques pessoais, provenientes de figuras públicas ou de dirigentes de partidos políticos."

DP
Da Redação
Blog Pão de AçucarNET / Notícias e Informações com Imparcialidade

Preço médio da gasolina nas refinarias sobe 0,78% nesta quinta-feira

Caminhoneiros reivindicaram em maio a queda do valor da gasolina, mas preço tem subido. Foto: João Velozo/DP


Preço do diesel, por sua vez, segue inalterado desde o dia 1º de junho em R$ 2,0316

A Petrobras anunciou que o preço médio do litro da gasolina A sem tributo nas refinarias, que entra em vigor nesta quinta-feira (12), será de R$ 2,0527, indicando alta de 0,78% ante o atual R$ 2,0369.


O preço do diesel, por sua vez, segue inalterado desde o dia 1º de junho em R$ 2,0316. A redução do preço do combustível foi uma das reivindicações dos caminhoneiros na greve feita no fim de maio.

DP
Da Redação
Blog Pão de AçucarNET/ Notícias e Informações com Imparcialidade


Moradores do Sítio Varzinhas são atendidos e comunidade recebe novas luminárias


Foto:Assessoria


Atendendo a  solicitação dos moradores, a prefeitura de Taquaritinga do Norte está realizando a instalação de novas luminárias na comunidade do Sítio Varzinhas.

A equipe realiza também a substituição e a manutenção das luminárias já existentes.

A ação que acontece permanentemente em todo o município, é desenvolvida pela Secretaria de Obras e Urbanismo através do Departamento de Iluminação Pública Municipal.

Foto: Assessoria

Assessoria

terça-feira, 10 de julho de 2018

Vereador Oscar Miguel confere serviços de restauração das estradas e vias na Zona Rural

Vereador Oscar Miguel (PSC) confere serviços de restauração das estradas e vias na Zona Rural. Foto / Assessoria



O vereador Oscar Miguel (PSC) esteve na Zona Rural do município, para acompanhar e conferir o trabalho que está sendo realizado pela prefeitura de Taquaritinga do Norte através da secretaria de Obras e Urbanismo.

Nesta oportunidade, está sendo feito o trabalho de terraplanagem das vias que ligam a BR104 ligando com o Sítio Maracajá, Açude Velho, Lagoa do Jucá e na Comunidade de Varzinhas.

Na sua rede social, o vereador registrou a importância das vias rurais, e agradeceu em nome da comunidade ao prefeito Lero pelo trabalho que vêm sendo realizado.

”Vejo que as estradas rurais possuem extrema importância econômica, social e ambiental, pois são responsáveis pelo acesso da população rural a serviços básicos como educação, saúde, lazer e pelo escoamento da produção agrícola e, consequentemente, pelo abastecimento das zonas urbanas. Agradeço em nome das comunidades ao prefeito do município Ivanildo Mestre (Lero) por ter atendido ao meu requerimento. A Zona Rural Agradece.” Disse o vereado em sua rede social.


Recuperação e manutenção das vias rurais no município

Assessoria

Marcadores: ,

Bandidos explodem quatro bancos em Surubim



Em madrugada de terror, quatro agências bancárias se tornaram alvo de ações criminosas em Surubim, nesta terça-feira (10). De acordo com a Polícia Militar, foram registradas investidas contra Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Santander. Ainda não se sabe se os suspeitos do crime conseguiram roubar alguma quantia em dinheiro.

Um homem identificado com Hailton Pedrosa ficou ferido durante a ação. De acordo com uma parente, ele estava bebendo em um bar nas proximidades dos bancos quando foi abordado pelos criminosos. Como se recusou a entregar seu carro, ele acabou sendo atingido por um tiro na perna. A vítima foi levada para o hospital da cidade. O quadro de saúde é considerado estável.

Moradores assustados

Nas redes sociais, os moradores da cidade relatam os momentos de horror durante a madrugada.  “Me senti em uma guerra, nunca tinha visto uma coisa dessas, nunca tinha ouvido tantos tiros”, disse uma mulher identificada como Sandra Batista.

Em entrevista ao JC, a balconista Eliane Gouveia contou que estava dormindo e acordo com os tiros.  “Acordamos com o barulho dos tiros. Foi uma cena de terror, todo mundo apavorado, nunca passamos por algo assim.”

JC Online

segunda-feira, 9 de julho de 2018

Especialista afirma que Moro agiu corretamente


Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil



Guilherme de Souza Nucci, do Tribunal de Justiça de São Paulo, é especialista em Processo Penal e deu declarações ao jornal O Estado de São Paulo

Especialista em Processo Penal, o desembargador Guilherme de Souza Nucci, do Tribunal de Justiça de São Paulo, disse que o juiz Sérgio Moro agiu corretamente ao negar o alvará de soltura de Lula.

Um desembargador de plantão pode decidir um habeas corpus apesar de não pertencer à Turma preventa (responsável por um processo, no caso, a 8ª Turma do Tribunal Regional Federal-4). Quem seria o magistrado competente para se manifestar durante um plantão?

Esse caso só virou essa novela porque, no Brasil, todo mundo acha que manda. O plantão judiciário - de primeiro ou segundo grau - serve apenas e tão somente para questões urgentes, decorrentes de fatos novos. Exemplo: o juiz de primeiro grau acabou de decretar preventiva ou temporária. Assim, para não esperar o próximo dia útil, o defensor vai ao plantão. Havendo Câmara preventa, a regra é que o plantonista não se meta. Até por cortesia profissional e ética.

Um habeas corpus não deve ser dado só quando há urgência e flagrante ilegalidade?

Excepcionalmente, havendo fato novo, o advogado impetra novo habeas corpus. O plantonista, com muita cautela, analisa. Em caráter excepcional pode tomar providência, como a soltura. Nada disso aconteceu no caso Lula.

Ao se negar a expedir o alvará, Moro agiu segundo o princípio de que não é obrigado a obedecer ordem manifestamente ilegal?

Correto. Como regra, ninguém é obrigado a cumprir decisão ilegal de qualquer autoridade. Logo, Moro agiu corretamente ao dizer que o plantonista não é competente para o caso. Aliás, devia ter dito que nem ele é. Essa decisão foi uma “barbaridade jurídica”, que empobrece a imagem do Judiciário.

Se quem mandou prender Lula foi a 8ª Turma do TRF-4, o juízo competente para o habeas corpus seria o Superior Tribunal de Justiça em vez do plantonista?

A decisão de prisão partiu da Turma do TRF-4. Então, questionamentos devem seguir para o STJ e, depois, para o STF. Plantonista não pode mudar decisão de colegiado. Jamais.

Cabe abertura de processo administrativo para apurar a conduta do desembargador Rogério Favreto, que quis soltar Lula?
 Eu abriria, mas...

Da Redação

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Estadão Conteúdo

Blog Pão de AçucarNET/Notícias e Informações com Imparcialidade


Vereador Demir acompanha trabalhos de recuperação das ruas no Bairro Beira Rio


Vereador Demir Martins (PMDB) com morador acompanhando o trabalho da secretaria de Obras e Urbanismo

A prefeitura de Taquaritinga do Norte através da secretaria de Obras e Urbanismo vêm realizando a recuperação de várias ruas e vias no município. Esses locais foram danificadas após a incidência das fortes chuvas que são comuns na região nessa época do ano.

O vereador Demir Martins acompanhou uma das equipes da secretária de Obras fazendo a manutenção de algumas ruas de acesso ao Bairro Beira Rio. A reparação do lugar foi uma solicitação de Demir que viu a demanda dos moradores e fez o pedido ao prefeito Lero.

“Eu quero agradecer ao nosso prefeito Lero por atender essa localidade daqui, trazendo mobilidade para o bairro e facilitando o dia a dia da população. A equipe do secretário Damião tá de parabéns pelo trabalho que vêm realizando.” Disse o vereador.

Assessoria


Marcadores: , ,

Multas de trânsito poderão ser pagas parceladas no cartão de crédito

Foto:Rubens Cavallari/ Folhapress


Parcelamento não ficará restrito a apenas uma multa, podendo ser organizado para mais infrações, em parcelas ou no conjunto dos débitos que um motorista tenha em relação ao seu veículo

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou novas regras para o pagamento de infrações por motoristas em situações irregulares. A resolução foi publicada no Diário Oficial de hoje (6).

A principal mudança está na permissão das autoridades de trânsito estabelecerem possibilidades de quitação dos débitos com diversas formas de pagamento, inclusive utilizando cartões e de forma parcelada.

O parcelamento não ficará restrito a apenas uma multa. Ele poderá ser organizado para mais infrações, em parcelas ou no conjunto dos débitos que um motorista tenha em relação ao seu veículo com um departamento de trânsito. Ao parcelar as infrações, o motorista fica liberado de pendências como a do licenciamento do veículo.

Com o novo sistema, os departamentos estaduais de trânsito (Detrans) poderão contratar empresas para novos meios de pagamento. Em geral, a quitação de multas era realizada por meio de boletos emitidos pelos departamentos.

As operadoras acionadas para intermediar os pagamentos devem ser credenciadas por entidades do Sistema Nacional de Trânsito. O proprietário do cartão deverá ser informado previamente das taxas adicionais cobrados ao optar por esta modalidade. Esses custos ficarão a cargo do motorista, e não dos departamentos de trânsito.

Os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito que optarem por esse método de pagamento terão que repassar informações mensais ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) sobre a arrecadação. Caso essa prestação de contas não seja feita, a entidade poderá sofrer penalidades.

Da Redação
Blog Pão de AçucarNET / Notícias e Informações com Imparcialidade

Marcadores: , ,

domingo, 8 de julho de 2018

Disputa judicial é causa do fechamento da livraria Cultura no Bairro do Recife

Foto Livraria Cultura/divulgação


O secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife, Bruno Schwambach, explicou, neste sábado (07), que o fechamento da Livraria Cultura do Paço Alfândega, no bairro do Recife Antigo, deve-se a uma disputa judicial que se arrasta há 10 anos. O impasse vinha sendo travado entre os antigos e novos proprietários e a livraria estava no meio, como inquilina do imóvel. Ele contou que o fechamento do equipamento não se deve à crise econômica, como muitos pensaram, e frisou que a prefeitura tentará encontrar outro espaço para manter uma livraria na área.

"A Prefeitura do Recife tem dado uma atenção muito grande ao bairro do Recife. A gente está desenvolvendo um mapeamento da área e atraindo investimentos para o bairro. Uma prova disso é o Moinho Recife, que vai ser um prédio totalmente reformado. Estamos aprovando o processo de construção dele agora e a obra vai começar no segundo semestre. Então, a gente está buscando vários atrativos para o local onde a cidade começou", declarou.
 
Segundo secretário, crise não foi a causa do fechamento do ativo cultural Foto: Igo Bione

Segundo Bruno, a decisão judicial determinou que os atuais proprietários devolvessem o prédio do edifício garagem, onde se localiza a Cultura, para o primeiro proprietário, os que construíram o imóvel e o Paço Anfândega. "Isso provocou a rescisão de contrato da livraria. A gente fica muito triste com o fechamento, mas a gente tem trabalhado para ver se mantém esse ativo no bairro, talvez num outro local, encontrar uma forma de manter um ativo tão importante do porte da Livraria Cultura", declarou.

A Cultura do Recife Antigo fechou nesta sexta-feira (06), no mesmo dia em que o Brasil foi eliminado na Copa do mundo. A notícia foi um choque para os seus frequentadores e funcionários. A livraria foi inaugurada em 2004 e ficou aberta por 14 anos. Depois do fechamento da Livro 7, era uma espécie de oasis no Centro do Recife para quem gosta de cultura. Lá, era possível consumir literatura, música, ler jornais e revistas, estimular as crianças no caminho da leitura, ou tomar um bom café - seja sozinho ou com amigos.

Quando a loja foi inaugurada, não havia tanto impacto das mídias digitais. Ainda assim, ela era uma sobrevivente num mundo tão digital. Vendia artigos relacionados aos quadrinhos e video game, filmes e séries cults. Tinha sessões de best sellers, era para todos os gostos, um catálogo elogiável. A unidade do RioMar continuará a funcionar normalmente, mas o fechamento do imóvel no Bairro do Recife vai deixar saudades. O nome dos três grupos que estão na disputa judicial não foram divulgados.

DP
Da Redação
Blog Pão de AçucarNET / Notícias e Informações com Imparcialidade


Peregrinos da IV Edição da Caminhada da Taquara chegam à Taquaritinga do Norte


Secretaria de Turismo do município e equipe, na Capela do Sítio Queimadas, recepcionando os peregrinos com um momento de confraternização e ponto de hidratação


Após percorrerem um trajeto de cerca de 180 km, desde a cidade do Recife, peregrinos da IV Edição da Caminhada da Taquara chegaram ao seu destino no município de Taquaritinga do Norte neste sábado dia 7 de julho.

Eles foram recebidos pela secretaria de Turismo do município Ilka Paloma na Capela do Sítio Queimadas, onde foi realizado um momento de confraternização e ponto de hidratação.

A cerimônia de chegada, bênção e entrega de certificados foi realizada na Igreja Matriz de Santo Amaro pelo Padre Pedro Antônio.

O vice-prefeito Gena Lins que representou o prefeito Lero também esteve presente, secretários e diretores municipais, visitantes e turistas prestigiaram o momento de acolhida aos caminhantes.

Vice-prefeito, secretários e diretores municipais, visitantes e turistas na cerimonia de bênção e entrega de certificados  aos peregrinos na Igreja Matriz de Santo Amaro. Foto/ Assessoria



Assessoria


Marcadores: , ,

Divulgada programação oficial do 1º Festival Café Cultural em Taquaritinga do Norte

Festival será realizado na cidade de Taquaritinga do Norte (Foto: Festival Café Cultural/Divulgação)

Programação contará com cinco polos de animação que reunirá grupos de cultura popular de cortejos, artistas musicais do forró, MPB e ritmos da cultura pernambucana.


A cidade de Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, recebe de 19 a 22 de julho o 1º Festival Café Cultural. O objetivo do evento é resgatar e valorizar a cultura do café.

A programação contará com cinco polos de animação que reunirá grupos de cultura popular de cortejos, artistas musicais do forró, MPB e ritmos da cultura pernambucana, além de oficinas de formação.

Programação do 1º Festival Café Cultural:

Quinta (19)

Polo Literário (Câmara dos Vereadores)

16h – Lançamento de Livro

Polo Arte e Poesia

17h - Teatro de Mamulengos
18h – Cantoria de Violeiros

Polo Teatro do SESC (Altar da Pátria)

18h – Grupo Cultural Siriri do Horizonte Alegre – (Cidade de Pedra)
Quadrilha Junina (Cidade de Pedra)
Sarau Estudantil (Apresentações Culturais) e Show com Alexandre Revoredo

Polo Café no Coreto (Cafeteria)

Estandes com artesanato (todos os dias do Festival)

Sexta (20)

Polo Literário

16h – Lançamento de Livro - Isabele Moreira

Polo Arte e Poesia

17h – Oficina de Teatro e apresentações

Polo Teatro do SESC

18h – Grupo 2 em cena – Peça Teatral Sol lá no Picadeiro, Quadrilha Junina (cidade de Sanharó), Grupo de Xaxado Cabras de Lampião e Show com Socorro e Mazé

Polo Principal

22h – Trio Nordestino, Santanna, Fulô de Mandacaru

Sábado – 21 de julho

9h – Caminhada ecológica
16h- Cortejo Multicultural pelas principais ruas da cidade

Polo Literário

16h – Lançamento de Livro – Geraldo Freire

Polo Arte e Poesia

18h – Contação de estórias – Arly Arnold
Monologo (Peça Teatral)

Polo Teatro do SESC

18h – Peça Teatral - Sonhos do Palhaço Nuneca, Show com Vertim Moura, Desfile de Moda e Show com Lara Sales (cantores de rádio)
Polo Principal
22h – O Disco (Tributo a Banda Roupa Nova) e Adilson Ramos

Domingo (22)
Polo Principal
14h – Orquestra de Frevo, Show Viva Pernambuco (André Rio, Luciano Magno, Cezinha do Acordeon, Carla Rio) e Benil

Assessoria

Marcadores: , , ,