quarta-feira, 20 de junho de 2018

MPPE estabelece que distribuidoras de gás de cozinha normalizem, até o dia 30, o abastecimento em Pernambuco

Cidades do interior do estado que têm sofrido de maneira mais intensa com a falta do GLP serão mapeadas e terão prioridade no abastecimento. Foto: Foto: Tulio Santos/EM/D.A Press


A aflição dos pernambucanos que ainda sofrem com a falta do gás de cozinha deve acabar até o dia 30 deste mês. Essa foi a data estabelecida pelo Ministério Público do estado (MPPE), em audiência realizada na tarde de ontem, para que as distribuidoras do gás liquefeito de petróleo (GLP) e a Petrobras regularizem o abastecimento em todos os municípios de Pernambuco. Cidades do interior do estado que têm sofrido de maneira mais intensa com a falta do GLP serão mapeadas e terão prioridade no abastecimento.


Segundo informações técnicas repassadas ao MPPE pelas cinco distribuidoras que atuam no Porto de Suape, será possível cumprir o acordo. Isso porque, desde domingo, o GLP é bombeado para os tanques de armazenamento das empresas de maneira simultânea por dois dutos diferentes. Até então, o abastecimento de quatro distribuidoras era feito por apenas um duto - o outro era exclusivo da Nacional Gás, a maior das empresas. “Houve um aumento de 20 mil botijões por dia”, explicou o Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, acrescentando que já eram envasados cerca de 75 mil botijões diariamente.

No entanto, ele destacou que o déficit do estado ainda é alto. “Reduzimos algo em torno de 300 mil (botijões) em relação a 1º de junho e hoje ainda temos uma falta de quase 400 mil”. A secretaria da Casa Civil vai atuar em conjunto com a de Justiça para monitorar a situação nas cidades pernambucanas, bem como acompanhar a distribuição do gás por parte da Transpetro às distribuidoras. “Se até o dia 30 não diminuirmos esse déficit, esse sistema de bombeamento simultâneo será mantido, porque Pernambuco não abre mão de regularizar a distribuição.”

Conforme a ata da reunião, a Nacional Gás informou que poderá produzir 5 mil botijões a mais por dia. Somente no último fim de semana, a empresa produziu 35 mil botijões a mais apenas para Pernambuco. A Ultragás disse que o bombeio simultâneo aumentou a produtividade em cerca de 35%. A Copagaz, por sua vez, pretende aumentar a produção em 3 ou 4 mil botijões por dia. Na Liquigás, o aumento de produtividade chegou a 30% com o acréscimo de gás, e a empresa acredita que deve suprir a demanda em até dez dias.

O promotor de Justiça Solon Silva Filho, que atua na Defesa do Consumidor, destacou que, se a questão não for normalizada em prazos razoáveis, o MPPE poderá aplicar sanções.


Por: Sávio Gabriel
Da Redação
Blog Pão de AçucarNET/Notícias e Informações com Imparcialidade





Brasileiros que aparecem em vídeo polêmico podem responder por crimes na Rússia


Se for comprovado em juizo que eles cometeram atos de humilhação através de recursos audiovisuais, os brasileiros podem ser levados à responsabilidade criminal. Foto: Reprodução/Internet

A jurista russa Alyona Popova emitiu uma petição exigindo das autoridades do país da Copa a investigação do caso com base nos relatos já publicados pela imprensa


A jurista russa Alyona Popova denunciou os brasileiros que aparecem em vídeos de conteúdo machista contra uma estrangeira no país da Copa do Mundo. Por meio de uma petição, ela alegou que houve violência, humilhação pública à honra e à dignidade de outra pessoa. O Ministério de Assuntos Interiores deve começar a investigar o caso com base no documento e nos relatos já publicados pela imprensa. 

As punições para os ofensores podem variar de multa à restrições de circulação na Rússia, de acordo com o documento emitido por Alyona, que é ativista no feminismo e uma das referências no país em relação aos direitos da mulher.

Entre os identificados no vídeo que se tornou uma polêmica mundial está o advogado Diego Valença Jatobá, o tenente da Polícia Militar de Santa Catarina Eduardo Nunes, além do engenheiro Luciano Gil. Se for comprovado em juízo que eles cometeram atos de humilhação através de recursos audiovisuais, os brasileiros podem ser levados à responsabilidade criminal. 

Penas possíveis
As opções de multa que podem ser aplicadas aos brasileiros que participam do vídeo são muitas. Uma das alternativas de pena é o pagamento de milo a três mil rublos por crime de insulto, que infringe a Parte 1 do art. 5.61 do Código de Ofensas Administrativas. 

Outra punição possível é a abertura de um processo por violência de ordem pública, com desrespeito expresso contra a sociedade, acompanhados por linguagem ofensiva em local público. O abuso sexual ofensivo também entra como uma das pautas que podem compor o processo. 

Por DP
Da Redação
Blog Pão de AçucarNET / Notícias e Informações com Imparcialidade