quinta-feira, 1 de junho de 2017

01 de junho:Dia da Imprensa.


O Dia Nacional da Imprensa no Brasil ainda confunde a cabeça de muita gente. Até 1999, essa data era comemorada no dia 10 de setembro, data que começou a circular no país o primeiro jornal publicado em terras brasileiras, “A Gazeta” - do Rio de Janeiro, no ano de 1808. Sob a proteção do governo de D. João VI, a publicação se caracterizava pelo forte viés oficial. Embora a imprensa já tivesse nascido oficialmente no Brasil em 13 de maio, com a criação da Imprensa Régia, seu início foi marcado pela primeira edição do periódico. 

Tal celebração foi alterada com a lei 9831/99, criada pelo deputado Nelson Marchezan e sancionada pelo governo de Fernando Henrique Cardoso, que definiu a data oficial da Imprensa Brasileira no dia 1º de junho. A data escolhida marca a primeira publicação do Correio Braziliense, jornal de caráter ideológico editado pelo brasileiro Hipólito José da Costa em Londres, também em 1808. Esse periódico foi lançado três meses antes do jornal A Gazeta, com o intuito de informar a população brasileira sobre os eventos da Europa, sem a censura da Coroa Portuguesa. 

A mudança no calendário oficial de duas datas, em função de duas publicações lançadas no mesmo ano, mas com linhas editoriais totalmente diferenciadas, mostra a síntese da Imprensa Brasileira: ora defensora dos interesses da população e das liberdades políticas e individuais, ora porta-voz do poder sem relação com esta mesma população.
"A imprensa é a voz dos oprimidos e o terror dos malfeitores."
-Juahrez Alves
Blog Pão de Açucar NET / Notícias e Informações com Imparcialidade.
#BlogPaodeAcucarNet


Vereador Demir anuncia reabertura da Rampa do Pepê em Taquaritinga do Norte

Numa entrevista que aconteceu no Programa Taquaritinga em Primeiro Lugar na manhã do último sábado (27), na rádio Farol FM 90.5, o vereador Demir (PMDB), anunciou que a Rampa do Pepê será reaberta, e que a Edição 2017 de Vôo Livre vai acontecer em novembro.


Foto: vereador Demir
A Rampa do Pepê será reaberta através de uma parceria do vereador Demir, do prefeito Lero e familiares do Sr. Sebastião – in memorian- que são os atuais proprietários do Sítio Cafundó, que é onde fica localizada a Rampa do Pepê. Com a parceria firmada, a Edição de Vôo Livre 2017 acontecerá no mês de novembro.


Eu conheci os filhos do Sr. Sebastião, através do meu amigo Sirley, e tomei a iniciativa de marcar essa reunião com os atuais proprietários da Rampa do Pepê, conversei com o prefeito Lero, que aprovou a proposta e deu todo o apoio, e com essa parceria vamos reabrir a rampa, e ainda esse ano, vai acontecer a Edição de Vôo Livre em Taquaritinga do Norte.” Disse o vereador Demir.

Foto: vereador Demir
Vamos ter o cuidado de fazer o planejamento para que tudo ocorra de maneira boa, segura, e por isso contamos com o apoio do prefeito Lero e do nosso grande vereador Demir”. Declarou o Sr. “Tião”, um dos proprietários da Rampa do Pepê.

A Rampa do Pepê, é um dos principais pontos turísticos de Taquaritinga do Norte, fica localizada no alto da Serra da Taquara, a uma altitude de 785 metros, é rodeada por vegetação alta de Mata Atlântica preservada, e é onde está uma das melhores plataformas de Vôo Livre do Brasil.

Foto: Blog do Ney Lima
Resultado de imagem para rampa do pepe taquaritinga do norte
O Vôo Livre é uma das principais atrações turísticas da Dália da Serra / Foto : Pemais

Foto: Amigos do voo livre (divulgação)
Foto: Blog Voo Livre Taquaritinga do Norte

Blog Pão de Açucar NET / Notícias e Informações com Imparcialidade.
#BlogPaodeAcucarNet



quarta-feira, 31 de maio de 2017

Número de inscrições confirmadas para Enem 2017 é o menor desde 2012

O número de inscrições confirmadas para o Enem 2017 é o menor desde 2012. 
Até o momento, o equivalente a 6.135.418 candidatos confirmaram sua participação na prova, que neste ano será aplicada nos dias 5 e 12 de novembro. 
Do total dos 7.603.290 candidatos, o equivalente a 19,3% (1.467.872) não tiveram o registro confirmado. Isso representa mais do que o dobro do que o contabilizado no ano passado, quando 648.962 não fizeram a confirmação.

Resultado de imagem para enem 2017

O aumento significativo é atribuído sobretudo à mudança nas regras para o registro na isenção do pagamento da taxa de inscrição. Até 2016, a gratuidade era feita por meio da autodeclaração. A partir deste ano, o benefício passou a ser concedido por meio do cruzamento de dados com a base do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e com o Censo Escolar. Muitos dos candidatos afirmaram que não conseguiram fazer tal confirmação pelo site. Num acordo feito com o Ministério Público Federal, foi concedido o prazo para aqueles que queiram recorrer. O grupo deve enviar novamente documentos que demonstram a existência dos requisitos de gratuidade. O prazo vai até 12 horas de 25 de junho.

Além do recorde de inscrições não confirmadas, o Enem 2017 apresentou um número de candidatos expressivamente menor do que o dos últimos anos. Foram contabilizados 7.603.290 candidatos, bem menos do que os 9.276.328 de 2016 e os 8.478.096 de 2015. A redução é em parte fruto das mudanças nas regras da prova. Este ano, o exame perdeu a função de certificação de conclusão do Ensino Médio, o que o tornou menos atrativo. A certificação agora voltará a ser feita pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, que será realizado no segundo semestre.


Do total de inscrições confirmadas, 32,6% são de candidatos que pagaram a inscrição. Esta é a maior porcentual de pagantes pelo menos desde 2014. Ano passado, por exemplo, do total de inscritos, 23,2% efetuaram o pagamento da inscrição – 9,4 pontos porcentuais a menos do que neste ano. Repetindo a tradição de anos anteriores, mulheres representam a maioria dos candidatos. Dos inscritos neste ano, 58,6% são do grupo feminino. Do total de candidatos, 46,5% são pardos, 12,8% pretos, 35,9% brancos e 2,3% amarelos, 0,6% é indígena e 1,9% não declarou a etnia, raça ou cor.

Estadão Conteúdo

Blog Pão de Açucar NET/ Notícias e Informações com Imparcialidade.
#BlogPaodeAcucarNet


terça-feira, 30 de maio de 2017

Vereador Geovane solicita reajuste de salário para os motoristas do município de Taquaritinga do Norte

O vereador Geovane P. Cézar (PR), solicitou ao Poder Executivo através de requerimento, o Projeto de Lei para reajuste no salário dos motoristas do quadro de funcionários do município.
O último reajuste no salário dos motoristas aconteceu em 2014, estando portanto, defasados em relação a inflação.



Blog Pão de Açucar NET / Noticias e Informações com Imparcialidade.
#BlogPaodeAcucarNet


Evilásio Araújo vai conceder entrevista na rádio Polo Fm nesta sexta feira

O ex prefeito de Taquaritinga do Norte e atual Secretário de Gestão, Evilásio Araújo (PSB) estará nesta sexta feira (31) na rádio Polo FM 100,7 de Santa Cruz do Capibaribe, no programa Rádio Debate, a partir das 8h. O programa é apresentado  por Silvio José e tem como comentaristas Ralf Lagos, Romenyck Stiffen, Professor Tenório e Ney Lima .

Na pauta,  as contas do ex prefeito Evilásio, que estarão sendo apresentadas para julgamento da Câmara de Vereadores nos próximos dias. "Vou falar tudo, estou sendo injustiçado", falou Evilásio.

O Obama do Agreste como ficou conhecido, Evilásio promete que vai falar tudo. "Não causei mal ao erário público, e vou provar que tenho razão, peguei a prefeitura com dois PSF e entreguei com sete, e precisava contratar pessoas para trabalhar nesses equipamentos públicos", dispara o ex prefeito. 

Segundo Evilásio, ele está sofrendo um julgamento político. "Estou sendo julgado politicamente, porque se forem votar fazendo uma análise de minha contas e de minha defesa tenho certeza que minhas contas serão aprovadas", falou o Obama do Agreste.


Blog Junior Albuquerque


#BlogPaodeAcucarNet 

Pão de Açucar NET / Notícias e Informações com Imparcialidade.


segunda-feira, 29 de maio de 2017

Jogo dos políticos Taquaritinga VS Santa Cruz esse ano vai ser dia 23 de setembro e terá participação de deputados, prefeitos, vices e a poderá ter ate um ministro

O já tradicional jogo dos políticos de Taquaritinga contra os políticos de Santa Cruz, acontecerá esse ano no dia 23 de setembro de 2017 em sua terceira edição.



O jogo que continuará a ser disputado no campo do Ypiranga em santa Cruz,  da direito do time de Taquaritinga a jogar pelo empate. Nessa edição o evento terá muitos convidados, entre eles vários prefeitos como Cal prefeito de Itapissuma, Edson Vieira de Santa Cruz, Lero de Taquaritinga, Danilson prefeito de Brejão e Joãozinho Tenório prefeito de São Joaquim do Monte. 
Além dos prefeitos os vices de Santa Cruz Dida de Nan, o voce de Taquaritinga Gena Lins, o vice de Jataúba Jackson Buraco e o vice de santa Maria do Cambucá Mario além do ex prefeito de Taquaritinga Evilásio Araújo, o Obama do agreste.



Quem também confirmou presença foi o deputado estadual Joel da Arpa, o presidente da CUT em Pernambuco Carlos Veras, Edmar Lira jornalista político, o presidente estadual do MTST reverendo Marcos e o assessor parlamentar que vem de Brasília DF participar do jogo Walter. 
Um dos ministros de Pernambuco falou que poderá vir ao jogo que já e tradição, mas que so dará uma resposta segura em Julho, pois poderá se agendar. Alguns deputados deixaram para Julho a confirmação de participação.
Além de todas essas estrelas da política estadual, vereadores de Taquaritinga do Norte e de Santa Cruz participarão do jogo, como também alguns vereadores de cidades vizinhas como Vertentes que será representada pelo vereador Paulo de Lú, e Brejo da Madre de Deus.


O jogo já está sendo comentado nas principais malas políticas da região e esse ano vai certamente ser melhor que ano passado em sua segunda edição. 

Blog Junior Albuquerque


#BlogPaodeAcucarNet 

Pão de Açucar NET / Notícias e Informações com Imparcialidade.



domingo, 28 de maio de 2017

Assaltante troca tiros com a polícia e morre em Pão de Açucar

Na tarde do último sábado (27), elementos armados tomaram de assalto uma caminhonete Toyota modelo Hilux com mercadorias, que trafegava pela PE-160, no Distrito de Pão de Açucar, nas proximidades da antiga Churrascaria Boi Bom.

Arma apreendida usada no assalto
No momento do assalto, uma guarnição do 24º BPM – Batalhão da Polícia Militar passava pelo local, e deu voz de prisão aos elementos. Eles não se renderam e efetuaram vários disparos contra os policiais, na ação, um dos bandidos foi atingido e socorrido para a UPA em Santa Cruz do Capibaribe, outro elemento foi preso, e um terceiro conseguiu fugir com o veículo roubado. 

Na ação criminosa, os bandidos usaram um veículo Volkswagen modelo Gol de cor branca e placas OJZ-3814, tomado de assalto no dia 22 de maio.

O elemento capturado, foi identificado como sendo Mauro Max França dos Santos, 22 anos, residente no bairro Nova Descoberta em Recife, Capital do Estado.
O assaltante que veio a óbito na troca de tiros, foi identificado como Jefferson Cavalcante de Albuquerque, 15 anos, e que segundo a polícia, tinha várias passagens pela Justiça, sendo apreendido diversas vezes com veículos roubados, armas de fogo e droga.

Jefferson, 15 anos, morreu na troca de tiros
Com o aumento da violência na região, a Polícia Militar têm intensificado as ações de abordagem e rondas intensivas.



Fotos/informações: Agreste Notícias

Blog Pão de Açucar NET /  Notícias e Informações com Imparcialidade.
#BlogPaodeAcucarNet


Fortes chuvas em Pernambuco: Apac emite novo alerta de chuvas moderadas a fortes na RMR, Agreste e Zona da Mata do estado

Em Caruaru, carro foi levado pelas águas, duas casas foram soterradas e há comunidades ilhadas. Na Mata Sul, desalojados e medo de uma nova enchente como em 2010


Belém de Maria, na Mata Sul, amanheceu alagada. Moradores temem que a enchente de 2010 se repita. Foto: Reprodução/Facebook
Belém de Maria, na Mata Sul, amanheceu alagada. Moradores temem que a enchente de 2010 se repita. Foto: Reprodução/Facebook
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu, na madrugada deste domingo, mais um aviso hidrometeorolígico alertando sobre a possibilidade de chuvas moderadas a fortesao longo do dia. O documento, elaborado às 3h10, indica a continuidades das precipitações na Região Metropolitana do Recife (RMR), Zonas da Mata Norte e Sul e Agreste do estado.

De acordo com o monitoramento pluviométrico da Apac, as chuvas foram mais intensas até o momento nas cidades de Ribeirão, onde choveu 257,33 mm nas últimas 24 horas;  Rio Formoso, com  246,77 mm; Caruaru com 218,38 mm; Água Preta com 211,41 mm e Barra de Guabiraba, 196.84 mm de chuvas.

Em Belém de Maria, o padre Josias, da cidade de Cupira, alertou para o aumento e para a força das águas do Rio Panelas. Foto: Reprodução/ WhatsApp
Em Belém de Maria, o padre Josias, da cidade de Cupira, alertou para o aumento e para a força das águas do Rio Panelas. Foto: Reprodução/ WhatsApp

Em Caruaru, duas casas foram soterradas após o deslizamento de uma barreira, mas ninguém ficou ferido. Por volta das 19h, um carro que transportava cinco pessoas foi arrastado pela correnteza de um riacho no bairro Caiuca. Quatro ocupantes do veículo conseguiram sair com rapidez. Uma mulher teve que ser resgatada por moradores e, de acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde do município, sofreu apenas escoriações e passa bem. Diversas ruas da cidade ficaram alagadas. Segundo a assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada em Caruaru e cidades vizinhas  para realizar o resgate de pessoa ilhadas em suas comunidades.

Na Mata Sul, muitas famílias estão desalojadas. Em Barreiros, foram registrados 30 deslizamentos de terra e cerca de 120 moradores de áreas de risco deixaram suas casas, abrigando-se nas residências de parentes. Em Rio Formoso, onde foram registrados 12 deslizamentos de terra, cerca de 24 pessoas estão na mesma situação.

Na cidade de Belém de Maria, moradores temem que a enchente de 2010 se repita. No local, o padre Josias, da cidade de Cupira, alertou para o aumento e para a força das águas do Rio Panelas que, segundo ele, vão chegar aos municípios de Catende, Palmares e Água Preta.

Em Rio Formoso, ruas alagadas, deslizamentos de terra e cerca de 24 pessoas desalojadas. Foto: Reprodução/ Facebook
Em Rio Formoso, ruas alagadas, deslizamentos de terra e cerca de 24 pessoas desalojadas. Foto: Reprodução/ Facebook
No Grande Recife choveu mais em Paulista, com 105.64 mm nas últimas 24 horas; Cabo de Santo Agostinho, com 98,61 mm e Igarassu, com 75,40 mm.  Em Jaboatão dos Guararapes choveu no mesmo período 43,99 mm, no  Recife 39,96 mm e em,  Olinda, 11,93 mm.

A Defesa Civil do Recife orienta os moradores de áreas de risco a se abrigarem em locais seguros, em caso de necessidade. O órgão mantém um plantão permanente para o atendimento da população e pode ser acionada através do telefone 0800 081 3400. A Central de Atendimento funciona 24h. A ligação é gratuita.


Por: Diário de Pernambuco
#BlogPaodeAcucarNet
Blog Pão de Açucar NET / Notícias e Informações com Imparcialidade